Filtrar


Questões por página:

A dengue é uma arbovirose que pode evoluir com complicações graves e fatais. Nas recomendações assistenciais a pacientes com dengue, são descritos sinais de alerta para a possibilidade de complicações mais graves.


Assinale a alternativa que apresenta um dos sinais de alerta em casos de dengue.

A Leishmaniose Visceral (LV) é um dos diagnósticos diferenciais de hepatoesplenomegalia e linfadenopatia, especialmente em áreas endêmicas. O Brasil é um dos cinco países com maior incidência de LV em todo o mundo, sendo a Região Nordeste uma das mais afetadas. Em relação à Leishmaniose Visceral no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. Tem como agente etiológico principal a Leishmaniose brasilliensis.

II. O diagnóstico se dá principalmente por biópsia ganglionar e exames sorológicos.

III. É causa de pancitopenia, podendo levar a petéquias e sangramento gengival.


Assinale:

Um paciente de 23 anos de idade, portador de doença de Crohn, sem melhora terapêutica com uso de mesazalazina e corticoide, foi indicado para terapia com infliximabe (anti-TNF). A terapia indicada pode elevar os riscos de algumas doenças infecciosas.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o potencial risco infeccioso com uso do infliximabe.
Um paciente HIV positivo há três anos, em uso irregular dos antirretrovirais (HAART), bem como profilaxias, com última contagem de CD4 = 80, assintomático, evolui com crises convulsivas tônico-clônico generalizadas súbitas associadas a hemiparesia dos membros superior e inferior esquerdo, sendo submetido tomografia de crânio, que identificou lesões nodulares em região parietal direta com efeito de massa e deslocando linha média.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Gestante (IG 23 semanas) procura atendimento preocupada com exantema maculopapular em tronco e pescoço, pruriginoso, iniciado no mesmo dia, porque ouviu dizer que pode ser infecção pelo vírus zika. Há seis dias apresenta febre (medidas em casa em torno de 38,5 ºC), cefaleia, mialgia e dores articulares. Não há relato de dor abdominal, vômitos ou sangramentos espontâneos. Ao exame TAX: 37,0 ºC, FC: 120 bpm, PA: 120 x 70 mmHg, pulsos amplos e tempo de enchimento capilar < 2”. Exame torácico e abdominal normal. Não há sinais flogísticos nas articulações. A prova do laço mostrou um máximo de 10 petéquias numa área de 2,5 cm².
É correto informar a essa paciente que: