Filtrar


Questões por página:
Leia os itens abaixo e classifique-os como V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A doença de Chagas é uma zoonose causada pelo parasita protozoário T. cruzi.

( ) A doença de Chagas aguda é geralmente uma doença febril leve que resulta da infecção inicial do organismo.

( ) Após a resolução espontânea da doença aguda, a maioria dos infectados permanece por toda a vida na fase indeterminada da doença de Chagas crônica, que é caracterizada por parasitemia subpatente, anticorpos facilmente detectáveis para T. cruzi e ausência de sinais e sintomas associados.

De acordo com a classificação dos itens acima, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
É uma infecção fúngica sistêmica podendo apresentar-se desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com êxito letal. Constitui-se na mais comum infecção respiratória causada por fungo. É adquirida por inalação de esporos dispersos no ambiente rico em guano (fezes de morcegos e aves) e está amplamente distribuída no mundo. No Brasil, diversos trabalhos têm demonstrado a alta prevalência da infecção em vários estados. Tratamos aqui da:
A CRIPTOCOCOSE, também conhecida por Torulose, Blastomicose Européia, Doença de BusseBuschke é uma micose sistêmica causada por um complexo de fungos patogênicos identificados no gênero Cryptococcus. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Adquirida através da inalação de propágulos infectantes, inclui duas entidades clínicas distintas: criptococose oportunística, cosmopolita, associada a condições de imunodepressão celular, causada por Cryptococcus neoformans var. neoformans e criptococose primária, endêmica em áreas tropicais e subtropicais, ocorre em hospedeiros aparentemente normais, causada por Cryptococcus neoformans var. gattii.
II- Das duas entidades apenas a criptococose primária causa meningoencefalite de base, de evolução grave, fatal, acompanhada ou não de lesão pulmonar evidente, fungemia e focos secundários para pele, ossos, rins, supra-renal, entre outros.
III- A partir de 1980, na era AIDS, ocorreu aumento marcante da criptococose oportunística em todo mundo, o que gerou o interesse e marcada expansão da pesquisa sobre este agente. Dentre as micoses sistêmicas, a criptococose tem sido relatada como a mais prevalente em termos de internação.
IV- Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil predomina a criptococose associada à AIDS, em homens, causada pela variedade neoformans.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
As infecções oportunistas pulmonares constituem a principal causa de morbidade e mortalidade entre os indivíduos infectados pelo HIV. No Brasil, a tuberculose é a infecção mais frequente, sendo que cerca de 8% dos pacientes diagnosticados com tuberculose são coinfectados com o HIV. Sobre o tema, marque o item INCORRETO:
Analise as afirmativas a seguir: I. O período de remissão do sarampo caracteriza-se pela diminuição dos sintomas e declínio da febre. O exantema apresenta cicatrização rápida e, em alguns casos, surge um crescimento anormal de cabelos na epiderme, denominado alopecia. II. A tuberculose primária ocorre durante uma primo-infecção. Ela pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar quanto do foco ganglionar ou, então, em consequência do excesso de Ácido Ascórbico no organismo. Marque a alternativa CORRETA: