Filtrar


Questões por página:
A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que provoca hiper-reatividade das vias respiratórias, edema de mucosa e produção de muco, sendo os 3 sintomas mais comuns:
Doenças infecciosas que tem como transmissão a via respiratória:
Respiração com dispneia de decúbito, sendo aliviada pelo menos parcialmente ao sentar ou pela elevação parcial do tronco:
Os sintomas clássicos da asma são sibilos, tosse, dispneia e desconforto torácico, explicados pelos aspectos fisiopatológicos da doença. O estreitamento das vias respiratórias provoca sibilos difusos; a inflamação das vias respiratórias e do parênquima promove a estimulação dos receptores da tosse; a dispneia e o desconforto torácico se originam, ambos, do aumento do trabalho respiratório necessário para superar a elevação da resistência ao fluxo nas vias aéreas. No exame físico, ao realizar a inspeção, o enfermeiro irá identificar:
A síndrome cavitária é decorrente de um processo destrutivo do parênquima pulmonar (necrose ou supuração) secundária à tuberculose pulmonar, ao abscesso pulmonar ou de uma neoplasia escavada. Nesses casos, a palpação revela: