Filtrar


Questões por página:
As doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), representando um dos maiores problemas de saúde mundial. Diante do exposto, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) descreve como doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral, a:
Sinusite é a inflamação dos seios paranasais devida a infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos ou, ainda, por reações alérgicas, de curso agudo ou crônico. Quanto a classificação da Sinusite, no estágio ______, a mucosa reage, formando transudato e, assim, estimulando a produção de muco, com a finalidade de eliminar os agentes agressores. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise as afirmações a seguir: I. A gripe se configura como uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.
II. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
III. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, fazendo parte do calendário anual de vacinação do SUS. Marque a alternativa CORRETA:
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, que provoca hiper-responsividade das vias aéreas, edema da mucosa e produção de muco. As principais manifestações clínicas da asma são:
As anormalidades genéticas, incluindo deficiência de alfa1-antitripsina, um inibidor enzimático que normalmente se contrapõe à destruição do tecido pulmonar por outras determinadas enzimas, são um fator de risco para ocorrência de: