Filtrar


Questões por página:

A respeito de bancos de dados relacionais e de modelagem dimensional, julgue o item subsequente.


O data warehouse empresarial, ou EDW (enterprise data warehouse), é uma das aplicações do data warehouse que permite a integração em larga escala de dados oriundos de diversas fontes em formato padronizado, para subsidiar a inteligência de negócios.

A respeito de bancos de dados relacionais e de modelagem dimensional, julgue o item subsequente.

A construção de um data mart antecede a criação de um data warehouse.

Questão Anulada

A modelagem dimensional é uma técnica de projeto de banco de dados capaz de suportar, em um data warehouse, consultas de usuários finalísticos ligados a um negócio. Conceitos como tabela-fato, tabela agregada e métricas fazem parte da modelagem dimensional. A respeito dessa modalidade de modelagem, julgue os itens a seguir.

 

I Uma tabela-fato armazena, para fins estatísticos, as medições de desempenho.

II A tabela agregada é composta de atributos e contém a descrição do negócio.

III A tabela agregada é utilizada para reduzir o tempo de acesso de uma consulta ao banco de dados.

IV Métricas são as informações que se armazenam em tabela-fato e permitem medir o desempenho dos processos do negócio.

V As métricas não aditivas, assim como os valores percentuais ou relativos, podem ser manipuladas livremente.

 

Estão certos apenas os itens

Julgue o item a seguir, em relação a data warehouse e data mining.

Data warehouse é um repositório de dados dinâmico, que sofre alterações frequentes, de modo a permitir que sejam feitas consultas em base de dados constantemente atualizada.

Sistemas do tipo I e do tipo II realizam tarefas diferentes, porém complementares. O tipo I é adequado para atividades como indexação de dados, alocação de custos, análises de séries temporais e análises “what-if”. Porém, a maioria dos sistemas do tipo I não tem a capacidade de realizar inferências indutivas, processo que permite chegar a conclusões genéricas a partir de exemplos específicos, que são uma característica nativa de sistemas do tipo II. Sistemas do tipo I fornecem uma visão multidimensional de dados, incluindo suporte a hierarquias. Essa visão de dados é uma forma natural de analisar negócios e organizações. Sistemas do tipo II, por outro lado, podem ajudar a detectar tendências, encontrar padrões e relações entre as informações disponíveis em bancos de dados. Os sistemas do tipo II podem encontrar informações ocultas nos dados disponíveis, mas é o gestor quem deve atribuir o valor de cada uma dessas descobertas para a organização.
Os sistemas do tipo I e II são, correta e respectivamente,