Filtrar


Questões por página:
Com relação aos sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo, julgue os seguintes itens.

As recomendações de nível de prioridade 1 do e-MAG referem-se às exigências básicas de acessibilidade; se essas exigências não forem cumpridas, grupos de usuários ficam impossibilitados de acessar as informações. As recomendações de nível 2 garantem as informações do documento, e as de nível 3 facilitam o acesso aos documentos armazenados na Web.
Com relação aos sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo, julgue os seguintes itens.

Para o processo de avaliação de conformidade, o e-MAG recomenda apenas a utilização de programas validadores de acessibilidade automáticos, a fim de se evitarem possíveis erros humanos.
Com relação aos sistemas de suporte a decisão e gestão de conteúdo, julgue os seguintes itens.

O modelo de acessibilidade de governo eletrônico (e-MAG) consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado no desenvolvimento de portais e sítios eletrônicos da administração pública, a fim de garantir, a pessoas com necessidades especiais, o pleno acesso aos conteúdos disponíveis.
mostrar texto associado
De acordo com o referido modelo, toda figura não decorativa apresentada ao usuário final nas páginas em navegadores deverá possuir valor não nulo para o atributo ALT da tag IMG. O valor desse atributo deverá ser preciso e representar textualmente o conteúdo da figura. Deve-se usar ou poucas palavras ou uma frase curta; deve-se iniciar com o texto "Imagem de (...)", "Gráfico de (...)" ou "Foto de (...)" quando se tratar de uma imagem, um gráfico ou uma fotografia, respectivamente; deve-se fazer referência ao sistema de navegação global do sítio.
mostrar texto associado
Uma ação correta para se atestar a aderência do mencionado CMS aos padrões de acessibilidade definidos pelo padrão e-Mag consiste em preparar o ambiente de testes de homologação do CMS para o uso da ferramenta de software Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (ASES), que está disponível gratuitamente a partir do portal de governo eletrônico do Brasil, funciona em versão desktop e, além de verificar se o conteúdo é acessível a portadores de catarata, miopia e daltonismo, avalia a conformidade com os padrões XHTML e HTML.