Filtrar


Questões por página:
O processo de desenvolvimento econômico de um país pode gerar desigualdades regionais. No caso brasileiro, assinale a opção que indica a política que, potencialmente, poderia levar a convergência das desigualdades regionais, segundo a teoria.
Um dos avanços nas últimas décadas no Brasil foi o crescimento do número médio de anos de estudo. Assinale a opção que indica um dos motivos que gerou esse crescimento.
Com relação ao governo Lula, de 2003 a 2010, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O governo no primeiro mandato iniciou com pressão inflacionária e para reverter as expectativas, manteve o tripé macroeconômico.
( ) Os dois primeiros anos de mandato foram caracterizados por reformas estruturais tanto de caráter macro como microeconômico.
( ) Houve uma expansão no segundo mandato das concessões de serviços públicos ao setor privado, e redução da ingerência pública sobre as agências reguladoras, que passaram a ter um maior grau de autonomia.

As afirmativas são, respectivamente,
A partir de 1985, o combate à inflação se tornou o objetivo principal dos governos brasileiros, do Plano Cruzado (1986) até o Plano Collor II (1991).

Como característica comum, esses planos
Segundo muitos analistas econômicos, o menor crescimento econômico no Brasil se origina de um problema de oferta agregada e não de demanda. Segundo esses analistas, estímulos adicionais sobre a demanda terão baixo impacto no produto da economia.
Considerando os conceitos de oferta agregada e demanda agregada, segundo a hipótese clássica, indique o que ocorre, devido a estímulos sobre a demanda, com os níveis de produto e com a taxa de desemprego