Filtrar


Questões por página:
A coluna da esquerda apresenta as etapas do planejamento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), conforme estrutura proposta pela FAO e a da direita, características associadas a cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Concepção

( ) Estabelecimento dos objetivos, elaboração das mensagens e seleção da estratégia educativa.


2- Formulação

( ) Análise crítica, objetiva e sistemática das realizações e resultados de uma atividade em relação aos objetivos propostos, às estratégias utilizadas e aos recursos alocados.




3- Implementação

( ) Estudo e análise dos problemas alimentares e nutricionais da comunidade na qual se pretende atuar.




4- Avaliação

( ) Produção de materiais de apoio, treinamento de pessoal e execução da intervenção propriamente dita.


Marque a sequência correta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incluiu, entre os temas transversais, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no currículo escolar. Assinale a legislação que regulamenta a EAN como tema transversal:
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é embasada em alguns princípios, dentre eles o princípio da valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniıes e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas. Qual das ações abaixo contempla de melhor forma esse princípio?
Ganha cada dia mais importância na promoção e na proteção à saúde, e tem como objetivo mudar os hábitos alimentares inadequados, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não degenerativas e carências nutricionais, permitindo que as pessoas possam selecionar e consumir alimentos mais saudáveis, de forma segura e adequada. A formação do hábito alimentar se inicia na infância, daí a importância das crianças aprenderem, desde cedo, a ter uma alimentação saudável e equilibrada. A implantação de intervenções nesta fase da vida deve ser incentivada para que as crianças aprendam a comer de forma correta, independente do local onde elas estejam inseridas e sempre estimulando a participação da família. Quando realizadas em grupo, as ações são mais efetivas, pois as crianças tendem a copiar as atitudes umas das outras. Buscar atividades lúdicas, criativas e que consigam realmente impactar e causar mudanças nas atitudes das crianças é algo estimulante e desafiador, e os resultados podem ser surpreendentes.
O texto anterior refere-se a:
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, no documento Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional (2018), é um dos princípios para as ações de educação alimentar e nutricional a