Filtrar


Questões por página:
Cortada (2014) reflete sobre a Educação de Jovens e Adultos. Em relação a essa modalidade de ensino, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Definida como Educação de Jovens e Adultos, a EJA é uma modalidade de Educação Básica cujo objetivo é favorecer oportunidades de estudo a uma parcela da sociedade que não teve acesso aos estudos na idade própria.
II. Exige-se do docente uma compreensão aberta de mundo, do segmento, dos alunos e da própria educação, para que se faça educação de fato como ato político, com comprometimento social, como possibilidade de descoberta, como valorização histórica e cultural e como caminho para autonomia.
III. A metodologia indicada para os sujeitos e alunos da EJA na etapa de alfabetização deve ser semelhante à metodologia utilizada para alfabetização no universo infantil.
IV. A Educação de Jovens e Adultos tem sido uma das temáticas com maior avanço e políticas públicas específicas ao longo da história do sistema educacional brasileiro.
mostrar texto associado
De acordo com o Art.6o da citada Deliberação CMESO no 02/2009, os cursos correspondentes aos anos finais do ensino fundamental, assim como os do ensino médio, almejados por Sidney, devem ser organizados e desenvolvidos por meio de

O direito à educação na infância e na adolescência é hoje defendida pela maioria da população. Nos dias atuais é inaceitável que uma criança esteja fora da escola na chamada idade escolar. Uma mãe analfabeta, com baixa escolaridade, vai brigar pelo direito do filho a ter uma vaga na escola. Mas, provavelmente, não brigará pelo dela. Ela não se vê como alguém que tem direito à educação.


Diante disso, é correto afirmar que

Tem sido observado em todas as regiões do país um processo de juvenilização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. (DI PIERRO, JOIA e RIBEIRO,2001).
Tal fato, de acordo com as autoras, deve-se à(ao):

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi vista historicamente como uma ação compensatória que visava alfabetizar jovens e adultos que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas ou acidentadas. Com o alargamento dos dispositivos legais garantidores da educação, a EJA passa a ser de oferecimento obrigatório pelo poder público e direito dos cidadãos.


De acordo com o Parecer nº 11, de 2000, do Conselho Nacional de Educação, a EJA possui três funções necessárias. Uma delas se constitui, segundo o parecer, no próprio sentido da Educação de Jovens e Adultos. A função: