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Segundo a autora Miriam Abramovay (2015), na escola, “o jovem é despido da condição social de ser jovem e se transforma em ‘aluno’ e assim é visto por uma perspectiva exterior a ele”, caracterizada pela


I. imposição normativa do sistema de ensino, perdendo-se de vista a diversidade, as buscas e os parâmetros de comportamento que fazem parte das modelagens da juventude.

II. vontade própria de se profissionalizar.

III. desconsideração à cultura juvenil, que se caracteriza por ser dinâmica, diversa, flexível e móvel.


É correto o que se apresenta em

A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) significa, no contexto brasileiro, o resgate de uma dívida social para com o cidadão que não estudou na idade própria. Essa defasagem educacional mantém e reforça a exclusão social, privando largas parcelas da população ao direito de participar dos bens culturais, de integrar-se à vida produtiva e de exercer sua cidadania. Assim, o poder público tem a responsabilidade de estimular e viabilizar o acesso e a permanência do trabalhador na escola, proporcionando-lhe oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica afirmam que os cursos de EJA devem pautar-se pela
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos levam para sala de aula saberes construídos a partir da suas vivências em todos os espaços em que vivem (família, trabalho, lazer, religião). A equipe docente, nesse segmento, deve trabalhar esses saberes através de atividades em que sejam


Segundo o gráfico, nos últimos oito anos, houve uma maior redução no número de escolas que oferecem

Dadas as afirmativas a respeito da agenda política do Ministério da Educação sobre a relação entre educação e trabalho como fundamento para a educação de jovens e adultos, I. Há um compromisso em estimular os empregadores a apoiar e promover a alfabetização no local de trabalho. II. As políticas de educação de adultos voltadas para o trabalho buscam atender às necessidades dos trabalhadores autônomos e da economia não formal. III. Há um estímulo para o oferecimento aos trabalhadores de meios flexíveis de aprendizado individual e coletivo. IV. Há um direcionamento apoiando uma educação que aborde as questões concernentes à agricultura, à gestão dos recursos naturais e à segurança alimentar. verifica-se que estão corretas