Filtrar


Questões por página:
Em "Política e educação: ensaios", Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato político. Assinale a alternativa que melhor representa essa concepção.
A gestão da educação com justiça social propõe uma resistência ativa para uma agenda democrática. Qual é a principal razão para essa abordagem?
Em uma escola alinhada às propostas de "Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", o coordenador Pedro incentivou projetos que envolvessem a comunidade no processo de ensino da leitura e da escrita. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A participação da comunidade em projetos escolares pode enriquecer o contexto de aprendizagem, aproximando escola e realidade social.
(__) A leitura e a escrita são práticas sociais e devem ser desenvolvidas apenas no ambiente escolar.
(__) Projetos que envolvem a comunidade podem auxiliar na valorização da cultura local e na formação cidadã dos estudantes.
(__) O isolamento da escola em relação à comunidade favorece a autonomia institucional e melhora os resultados educacionais.

A sequência está correta em:
Acerca do conceito de barbárie na educação, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A barbárie na educação se manifesta na ausência de liberdade de ensinar e a não imposição de um currículo homogêneo e padronizado.
(__) A barbárie pode ser compreendida como a negação da educação crítica e reflexiva, que visa à formação de cidadãos conscientes e transformadores.
(__) A educação contra a barbárie se constrói por meio do diálogo, da valorização da diversidade e do respeito à individualidade.
(__) A barbárie na educação se caracteriza pela promoção da intolerância, do preconceito e da discriminação.

A sequência está correta em:
Em "Política e educação: ensaios", Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato político. Assinale a alternativa que melhor representa essa concepção.