Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008 que estabelece as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.
Sobre a Educação do Campo analise os itens:
I. A Educação do Campo compreende a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio. II. É destinada ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas. III. É de responsabilidade dos Entes Federados, que deverão estabelecer formas de colaboração em seu planejamento e execução, terá como objetivos a universalização do acesso, da permanência e do sucesso escolar com qualidade em todo o nível da Educação Básica. IV. Será regulamentada e oferecida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, nos respectivos âmbitos de atuação prioritária. V. A Educação do Campo deverá atender, mediante procedimentos adequados, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, em idade própria.
Estão CORRETAS:
De acordo com Cesar Coll, além do comprometimento dos professores, uma escola de qualidade deve ter como características:
I. Apoio da administração escolar; II. Sistema de avaliação classificatório; III. Currículo em cada escola de acordo com suas características e valores IV. Formação permanente vinculada às necessidades da escola V. Fazer reuniões apenas com os pais, cujos filhos estiverem com notas inferiores à média
Assinale a alternativa que aponta corretamente tais características:
Julio Groppa Aquino afirma que “a disciplina escolar remete às ______________, esboçadas a partir ____________________ característicos das relações escolares, os quais balizam _________________________________sobre o que fazemos no dia a dia”.

Leia o trecho a seguir:

A concepção de ______________ é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma _________________ nem mesmo no interior de uma mesma ________________ e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da __________________ a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante ____________ que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a ______________ e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano.

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

Acesso: 25 dez.2018.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.