Filtrar


Questões por página:
Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética
Leia o fragmento a seguir.:

“[...] ampliação do espaço de decisão, voltado para o fortalecimento da escola como organização social comprometida reciprocamente com a sociedade, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino”.

Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento.
As alternativas a seguir indicam aspectos do conceito de Violência Simbólica de Pierre Bourdieu, à exceção de uma. Assinale-a.
Coll (1999) defende que a consideração do ensino como ajuda ao processo de aprendizagem tem, acima de qualquer outra, uma consequência fundamental, que é uma chave para se aprofundar em sua caracterização: a delimitação do ajuste dessa ajuda ao processo construtivo realizado pelo aluno como traço distintivo do ensino eficaz. Segundo o autor, a condição básica para que a ajuda educacional seja eficaz é que ela
De acordo com o artigo de Onrubia (in Coll,1999), “o ensino como ajuda ajustada sempre pretende, a partir da realização, compartilhada ou apoiada, de tarefas, incrementar a capacidade de compreensão e atuação autônoma do aluno.” A premissa subjacente a tal enfoque “é que aquilo que o aluno realizar com ajuda, em determinado momento, poderá realizar de maneira independente mais tarde, e que o fato de participar da tarefa conjuntamente com um colega mais competente ou experiente