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É fundamental ao profissional da educação realizar, continuamente, reflexões sobre a função social da escola pública na contemporaneidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I.Cabe à escola, na atualidade, promover a reflexão crítica sobre a sociedade e assumir um compromisso com: a educação integral; com a promoção da igualdade educacional sobre a qual as singularidades devem ser consideradas e atendidas; com a equidade, que pressupõe reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes e a escola tem papel fundamental na redução da desigualdade.
II.Cabe à escola, na atualidade, privilegiar a memorização de conteúdos de ensino a partir do exercício mecânico e da repetição.
III.Dentre as funções sociais da escola está privilegiar o cuidado com a criança em detrimento dos processos de ensino e aprendizagem, os quais podem ocorrer em outros espaços não escolares.
É correto o que se afirma em:
O fenômeno educativo, como aponta Mizukami (1986, p.1 ), abarca diferentes aspectos. É fundamental, para entendê-lo, buscar refletir sobre o fato de que é ele "[...] um fenômeno humano, histórico e multidimensional" no qual estão "[...] presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural", logo, o fenômeno educativo está em permanente construção e mudança, influenciado pelas pesquisas, diálogos, tradições, visões e valores de cada tempo
(E laborado com base em MIZUKAMI, M. G.M. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo:EPU,1986).
Considerando o exposto, assinale a alternativa que corretamente relaciona as principais teorias educacionais que permearam ou permeiam a educação brasileira; o papel que a escola, o professor e o estudante tiveram ou têm segundo essas teorias e a maneira como elas percebiam ou percebem o processo de ensino e aprendizagem:
A escola, em qualquer sociedade, tende a renovar-se e ampliar seu âmbito de ação, reproduzir as condições de existência social formando pessoas aptas a ocupar os lugares que a estrutura social oferece. Com a religião e o esporte, a educação pode se constituir num instrumento do poder e, nessa medida, o professor é o instrumento da reprodução das desigualdades sociais em nível escolar. Acerca das relações de poder na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A escola se constitui num centro de discriminação, reforçando tendências que existem no “mundo de fora”. O modelo pedagógico instituído permite efetuar vigilância constante. As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime.
II. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação.
III. A prática de ensino em sua essência reduz-se à vigilância. Não é mais necessário o recurso à força para obrigar o aluno a ser aplicado, é essencial que o aluno, como o detento, saiba que é vigiado. Porém há um acréscimo: o aluno nunca deve saber que está sendo observado, mas deve ter a certeza de que poderá sê-lo sempre.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Citando Alain (1910), a autora Benevides (1996) afirma que aqui ainda existe um ensino