Filtrar


Questões por página:
Qual fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pelo aprimoramento da coordenação motora fina?
Visualizar Questão Comentada
Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Entre os recursos que as crianças utilizam, assinale a alternativa que apresenta as que se destacam.
Visualizar Questão Comentada
A psicologia sócio-histórica de Vigotski trouxe contribuições importantes para a educação infantil, especialmente sobre o papel da linguagem e da brincadeira no desenvolvimento da criança. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
A importância das práticas lúdicas no desenvolvimento da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir.

I.O brincar permite à criança desenvolver habilidades como atenção, memória e socialização, além de estimular a imaginação.
II.O uso do lúdico em sala de aula auxilia na integração de conteúdos curriculares com a vivência prática da criança.
III.A presença do educador nas brincadeiras infantis é essencial para mediar o aprendizado e garantir a segurança do ambiente.

Está correto o que se afirma em:
Andressa, estagiária de pedagogia, observa crianças de 5 e 6 anos brincando em uma escola. Meninos e meninas interagem; há panelinhas, copinhos e talheres de cores diversas; bonecos e bonecas de diferentes etnias (indígenas, negros e brancos). Em um canto da sala, as crianças dizem fazer um bolo para uma festa, cozinham em um fogão vermelho. Algumas penduram pedaços de tecidos em um varal improvisado e outras utilizam tocos de madeira, folhas secas, gravetos e pedras para fazerem a floresta por onde caminham os dinossauros. Ao final da proposta, Andressa comentou com a professora da turma que o momento da brincadeira foi interessante, mas perguntou quando é que as crianças iriam aprender alguma coisa. A professora comentou que as crianças ainda iriam aprender muita coisa, em diferentes vivências, e sugeriu que Andressa lesse “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação” de Kishimoto.
A indicação de leitura está fundamentada no fato de que, conforme Kishimoto (2009), a respeito das brincadeiras de faz-de-conta, é correto afirmar que