Filtrar


Questões por página:

O papel do educador nas brincadeiras na Educação Infantil é o de


O brincar é fundamental para o desenvolvimento humano, e para a criança é a principal atividade, quando ela não está se dedicando às suas necessidades de sobrevivência, como repouso, alimentação, entre outras. Macedo (2006) apresenta cinco indicadores que permitem inferir a presença do lúdico nos processos de aprendizagem ou desenvolvimento e que favorecem na observação da dimensão lúdica nas atividades escolares. Assim sendo, a criança precisa apresentar algumas qualidades:

I. Ter prazer funcional.

II. Expressar-se de modo construtivo ou relacional.

III. Criar possibilidades ou dispor delas.

Quais estão corretas?

Em relação à prática docente na educação infantil, alguns teóricos expressam o seu pensamento considerando de vital importância a questão da reflexão sobre a prática. Nesse sentido, Pollard identificou sete características da prática reflexiva que podem ser úteis para o docente da educação infantil, sendo que uma delas é:

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Devem garantir a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

( ) Não se podem utilizar registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.).

( ) Tem como objetivo de seleção, promoção ou classificação.

( ) Devem garantir a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

São aspectos essenciais promovidos pela atividade lúdica nas escolas:

I- Estímulo à autonomia, confiança e curiosidade;
II- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e autoconhecimento;
III- Permite a assimilação de regras de conduta e limites individuais.

Dos itens acima: