Filtrar


Questões por página:
“Atualmente, as crianças têm sido marcadas pela principal atividade infantil, “o brincar”, que tem se demonstrado relevante na formação das mesmas, sendo uma estratégia de ensinar e aprender, pois demonstra características comportamentais fundamentais para a faixa etária na qual seja desenvolvida.” (Louchard e Louchard,2015, p.16).
Sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem infantil, assinale a alternativa correta.
O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo:
I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional.
Quais estão corretas?

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito ao respectivo objetivo.

Coluna 1

1. Alfabetização.

2. Letramento.

3. Educação Infantil.

Coluna 2

( ) Proporcionar às crianças a compreensão do mundo e estimular o seu desenvolvimento.

( ) Ensinar a ler e escrever.

( ) Adquirir habilidade do uso da leitura e escrita em espaços sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) definem a pedagogia do cotidiano como:

1. Uma forma de entender que as crianças aprendem pela via da vida cotidiana, por meio “dos encontros, atividades, dificuldades e sucessos, a partir de um repertório de práticas”. (Brougère,2012, p.17)
2. Um modo de valorização e de promoção da miríade de experiências vivenciadas por meninos e meninas na vida diária da escola.
3. Uma potente possibilidade de construir indicadores para a ação pedagógica na creche e na pré-escola que tomem, como eixos norteadores do planejamento, as interações, as brincadeiras e as maneiras peculiares como as crianças investigam, experimentam e constroem conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Está nas diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil (2009) que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

1. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
2. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
3. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).
4. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
5. A retenção, na Educação Infantil, das crianças que não se apropriaram dos conceitos trabalhados aos longo dos cincos anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.