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Na Educação Infantil, as ações de leitura vão se ampliando, com maior grau de abrangência e complexidade ano a ano. É muito importante destacar a importância e a valorização da leitura nesta fase da Educação Básica. Você já ouviu falar da Bebeteca? A Bebeteca é um espaço de leitura especialmente voltado para bebês, onde são realizadas ações de leitura para os pequenos que ainda estão nas fraldas. Em muitas creches do Brasil afora, elas já são uma realidade. Partindo da análise da importância da leitura na Educação Infantil, é correto afirmar que:
Em uma escola de educação infantil, uma professora faz o seguinte relato: “Em minhas aulas, com crianças de quatro anos, não priorizo brincadeiras de cunho simbólico, uma vez que este processo acontece no estágio das operações concretas, portanto, seria totalmente inviável possibilitar este tipo de atividade nessa faixa etária”. À luz deste comentário, avalie o relato da professora baseando-senos estágios do desenvolvimento infantil:

I. A professora está correta na sua argumentação, pois o simbólico é importante no desenvolvimento da criança quando em situações formais de aprendizagem que acontecem apenas no Ensino Fundamental.
II. A brincadeira simbólica possibilita a criança reviver situações que lhe foram significativas e assim, ela aprende a diferenciar o eu e o outro, a fantasia e realidade, ressignificando-a.
III. Ao fazer de conta que uma vassoura é um avião a criança aprende que o avião está incutidona vassoura e que a partir desta assimilação, será a sua realidade a partir de então.
IV. A criança quando brinca de carrinho com uma caixa, está negando que a caixa é uma caixa e a usa como carrinho, acreditando que é um carrinho.

Assinale a alterantiva correta:
Sabemos que desde muito cedo, os bebês emitem sons articulados que lhes dão prazer e que revelam seu esforço para comunicar-se com os outros. Os adultos ou as crianças mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentido à comunicação dos bebês. A construção da linguagem oral implica, portanto, na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre as pessoas que buscam comunicar-se. Ao falar com os bebês, os adultos, principalmente, tendem a utilizar uma comunicação simples, breve e repetitiva, que facilita o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Outras vezes, quando falam com os bebês ou perto deles, adultos e crianças os expõem à linguagem oral em toda sua complexidade, como quando, por exemplo, na situação de troca de fraldas, o adulto fala: “Você está molhado? Eu vou te limpar, trocar a fralda e você vai ficar sequinho e gostoso! ”. (RCNEI, v.3,1998)

As brincadeiras e interações que se estabelecem entre os bebês e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.

Assim sendo, assinale a alterantiva correta em relação a uma das primeiras brincadeiras do bebê:
O olhar relevante para a Educação Infantil nos dias atuais é considerado um avanço para a educação que é possível ver de forma significativa a evolução da visão sobre a criança, assim como leis que amparam e dão direitos a elas. Assim sendo, há um estímulo para cada fase na aprendizagem, visando o futuro e o desenvolvimento das capacidades motoras, psicológicas, afetivas e, principalmente, o relacionamento social, considerando a educação nas Instituições infantis como ponte para a formação crítica e autônoma da criança. E quando ampliamos as habilidades e potencialidades com conscientização, preservação, o aprendizado fica mais completo, como brincar com brinquedos reciclados, uma forma divertida de mediar. Os brinquedos confeccionados a partir da sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta na criança a consciência:

Assinale a alternativa correta.

Em relação à Literatura Infantil no Brasil e aos seus precursores, analise as afirmativas a seguir.



I. O ano de 1894 é um marco da produção brasileira de livros para crianças, pois, nesse ano, Figueiredo Pimentel lançou, os Contos da Carochinha, obra que divulgou histórias de Charles Perrault, dos irmãos Grimm e de Hans C. Andersen.


II. Na virada do século XIX para o XX, havia uma preocupação em promover uma literatura voltada para questões nacionais e com finalidade educativa, sendo Monteiro Lobato um dos difusores dessa tendência, publicando Poesias Infantis, em 1904.


III. Na década de 1920, Olavo Bilac destaca-se como escritor de histórias infantis e fundador de editoras, entendendo que a literatura para crianças não deve ser educativa, moralizadora, mas uma produção para o encantamento.



Está correto o que se afirma em

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