Filtrar


Questões por página:
Na Educação Infantil, a participação da família na vida escolar das crianças é considerada de muita importância para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e para o trabalho da professora e da auxiliar de sala. Sobre a participação da família da Educação Infantil, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
Teca Alencar de Brito (2003) apresenta propostas que integram a música ao desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Sobre as práticas pedagógicas musicais discutidas na obra, é correto afirmar que:
O ensino de jogos e brincadeiras nas escolas desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos físicos, sociais e cognitivos. Com base nesse entendimento, avalie as seguintes proposições sobre as práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas envolvidas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)Jogos e brincadeiras na escola devem ser sempre competitivos para incentivar o desenvolvimento da resiliência e da determinação entre os estudantes.
(__)A inclusão de jogos e brincadeiras no currículo escolar apoia o desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação e o respeito mútuo, e estimula a criatividade e a resolução de problemas.
(__)O ensino de jogos e brincadeiras deve focar exclusivamente em atividades estruturadas, deixando pouco espaço para a imaginação e a escolha dos alunos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. É no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos múltiplos significados.
Acesso em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/15/o-ludico-no-processo-de-apre ndizagem-na-educacao-infantil

Qual das afirmativas abaixo melhor descreve a relação entre a ludicidade e a construção da autonomia na criança?
Um trunfo nas salas de creche e de pré-escola são os cantos fixos, de faz de conta, leitura, blocos de construção, atividades plásticas. Por que os cantos fixos, como as atividades plásticas e os blocos de construção, são importantes para o desenvolvimento da identidade de grupo na educação infantil?