Filtrar


Questões por página:
A forma lúdica de se relacionar com o mundo é própria da infância e impulsiona as crianças a descobrirem e construírem sentidos sobre as coisas. Em relação à ludicidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É uma experiência interna do sujeito que, quando age ludicamente, o faz de forma plena, utilizando toda a sua atenção.

( ) As brincadeiras coletivas são as únicas promotoras do estado lúdico nas crianças pequenas.

( ) Está relacionada à capacidade do professor de oferecer ambientes coloridos e decorados para o acolhimento das crianças pequenas.

Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Para a criança brincar, é preciso:


I. A mediação de um adulto, pois somente assim o brincar adquire significado.

II. Brinquedos industrializados, coloridos e chamativos, de modo a estimular o interesse das crianças.

III. Fantasia e imaginação, para que ela aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.


Está CORRETO o que se afirma:

Os brinquedos de estimulação visual são recursos pedagógicos utilizados para auxiliar no desenvolvimento da visão e percepção visual das crianças. Esses brinquedos são projetados para estimular a capacidade de observação, concentração e coordenação motora, além de promover a interação e diversão.


Sobre os principais benefícios dos brinquedos de estimulação visual, julgue os itens e assinale a alternativa devida.


I- Estimulação sensorial - Esses brinquedos estimulam os sentidos da criança, proporcionando experiências táteis, visuais e auditivas. Isso contribui para o desenvolvimento da percepção sensorial e para a ampliação do repertório sensorial da criança.


II- Promoção da interação social - Os brinquedos de estimulação visual podem ser utilizados em atividades em grupo, promovendo a interação social entre as crianças. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais.


III- Estimulação transitória - A utilização desses brinquedos também contribui para o desenvolvimento da etapa transitória de uma fase para outra de aprendizagem, além de promover o fortalecimento da confiança.

Considerando as propostas de Horn (2004) sobre o brinquedo e as brincadeiras, aponte a alternativa incorreta.

Por meio do recurso lúdico, o psicopedagogo pode obter informações sobre o processo de elaboração e construção de esquemas que organizam e compõem o conhecimento em nível representativo. Com a técnica, o psicopedagogo pode identificar as modalidades de aprendizagem do sujeito. Sobre as modalidades de aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche as lacunas CORRETAMENTE.



Quando a criança apresenta sua aprendizagem na modalidade _____________, ela traz vários assuntos enquanto realiza a atividade, conversa, pergunta, questiona, mas não costuma ouvir porque já está formulando outra pergunta. Prende-se aos detalhes e não observa o todo. Já na modalidade _____________, a criança tem dificuldade de criar, repete o que aprende sem questionar, sem investigar, é muito obediente e aceita tudo.