Filtrar


Questões por página:
Kishimoto (1999 apud Souza 2008, s/p) definiu a Brinquedoteca como "espaço de animação sociocultural que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, integração social e construções das representações infantis".
Com base neste conceito podemos afirmar que:
I. Não é relevante a existência de uma brinquedoteca no ambiente escolar.
II. O trabalho desenvolvido no ambiente de uma brinquedoteca possibilita a ressignificação do conhecimento adquirido.
III. A brinquedoteca pode valorizar as emoções e a sensibilidade dos educandos.
A literatura infantil é vista, às vezes, como uma literatura menor. Trata-se de uma opinião que não poderia estar mais equivocada. É correto afirmar que:
Em relação às afirmações abaixo sobre LUDICIDADE, podemos dizer que:
I. Refere-se a brincadeiras no ambiente educativo que são usadas como mero passatempo. II. É o nome que se dá a brincadeiras usadas na educação infantil para distrair as crianças. III. É um instrumento imprescindível na prática pedagógica que visa o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens, praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.

O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
Deste modo, propomos cinco critérios que permitem analisar as situações concretas para determinar em que elas concernem ou não ao jogo: a presença de um grau secundário de linguagem, a decisão (de jogar e no jogo), a regra (sob diferentes formas), a incerteza e a frivolidade. (...) Este é o paradoxo do jogo, espaço de aprendizagem cultural fabuloso e incerto, às vezes aberto, mas também fechado em outras situações: sua indeterminação é seu interesse e, ao mesmo tempo, seu limite. Com efeito, ele testemunha a aventura, a invenção do possível do qual é o lugar potencial de emergência.

BROUGERE, Gilles. Jogo e eduação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.194.

Considerando o jogo como uma estratégia pedagógica, assinale a opção que não expressa uma de suas finalidades diretas.