Filtrar


Questões por página:

Brincar é um ingrediente central na aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos dos adultos, pratiquem habilidades motoras, processem eventos emocionais, e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola. Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar é o trabalho da infância.”


HIRSH-PASEK, Kathy, GOLINKOFF Roberta M. Por que brincar = Aprender. University of Delaware,2008.


https://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2021/10/brincar.pdf



Tendo em vista o brincar, como eixo estruturador da Proposições Curriculares para Educação Infantil do Município de Belo Horizonte, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O brincar é um instrumento de aprendizagem e deve ser tratado como uma metodologia de ensino, pois, brincando, as crianças aprendem.


( ) A capacidade de inventar e imaginar é um atributo inerente à infância, portanto, as crianças necessitam brincar a fim de se expressarem de diversas formas.


( ) Os jogos pedagógicos não estão inseridos na categoria do brincar, uma vez que, visam ao alcance de um resultado previamente definido, não possibilitando a liberdade e a imprevisibilidade do brincar.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Visualizar Questão Comentada
Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre a brincadeira de faz de conta,
Ainda sobre o tema ˙ brinquedos, brincadeiras e o brincar, é correto afirmar que:
Em se tratando do tema brinquedos, brincadeiras e o brincar, a literatura sobre o assunto defende que: