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Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
A família deve ser o agente mais ativo no desenvolvimento de hábitos e comportamentos da criança, inclusive no que diz respeito à higiene pessoal e ao conhecimento do próprio corpo. Mas, levando em consideração os objetivos traçados no planejamento da construção de saberes, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Kishimoto (1999 apud Souza 2008, s/p) definiu a Brinquedoteca como "espaço de animação sociocultural que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, integração social e construções das representações infantis".
Com base neste conceito podemos afirmar que:
I. Não é relevante a existência de uma brinquedoteca no ambiente escolar.
II. O trabalho desenvolvido no ambiente de uma brinquedoteca possibilita a ressignificação do conhecimento adquirido.
III. A brinquedoteca pode valorizar as emoções e a sensibilidade dos educandos.
Com base neste conceito podemos afirmar que:
I. Não é relevante a existência de uma brinquedoteca no ambiente escolar.
II. O trabalho desenvolvido no ambiente de uma brinquedoteca possibilita a ressignificação do conhecimento adquirido.
III. A brinquedoteca pode valorizar as emoções e a sensibilidade dos educandos.
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
A literatura infantil é vista, às vezes, como uma literatura menor. Trata-se de uma opinião que não poderia estar mais equivocada. É correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em relação às afirmações abaixo sobre LUDICIDADE, podemos dizer que:
I. Refere-se a brincadeiras no ambiente educativo que são usadas como mero passatempo. II. É o nome que se dá a brincadeiras usadas na educação infantil para distrair as crianças. III. É um instrumento imprescindível na prática pedagógica que visa o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
I. Refere-se a brincadeiras no ambiente educativo que são usadas como mero passatempo. II. É o nome que se dá a brincadeiras usadas na educação infantil para distrair as crianças. III. É um instrumento imprescindível na prática pedagógica que visa o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Espaços diferenciados nos quais a criança possa explorar pensamentos inteligentes através de diferentes linguagens, praticando a música, o desenho a descoberta de palavras em outro idioma, as atividades que animem seu equilíbrio, a pontaria, a destreza e que explorem seu tato, paladar, olfato, percepção de cores e ainda outras linguagens.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.72.
O trecho em destaque indica condições favoráveis focadas no desenvolvimento de capacidades