Filtrar


Questões por página:
Deste modo, propomos cinco critérios que permitem analisar as situações concretas para determinar em que elas concernem ou não ao jogo: a presença de um grau secundário de linguagem, a decisão (de jogar e no jogo), a regra (sob diferentes formas), a incerteza e a frivolidade. (...) Este é o paradoxo do jogo, espaço de aprendizagem cultural fabuloso e incerto, às vezes aberto, mas também fechado em outras situações: sua indeterminação é seu interesse e, ao mesmo tempo, seu limite. Com efeito, ele testemunha a aventura, a invenção do possível do qual é o lugar potencial de emergência.

BROUGERE, Gilles. Jogo e eduação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.194.

Considerando o jogo como uma estratégia pedagógica, assinale a opção que não expressa uma de suas finalidades diretas.
A musicalização infantil é fundamental no desenvolvimento das habilidades musicais e cognitivas das crianças.
Assinale a alternativa correta sobre esse processo.
Visualizar Questão Comentada
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil visam orientar a prática pedagógica e a avaliação do desenvolvimento das crianças nessa etapa educacional. Sobre essas diretrizes, assinale CORRETAMENTE.
Sobre o brincar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não brincar”.
( ) Se a brincadeira é uma ação que ocorre no nível imaginário, significa que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Através da brincadeira, a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação, exercitá-las, ser criativa, imaginar situações e reproduzir momentos e interações importantes de sua vida. II. O trabalho de autoestima dos educandos é um fator relevante no processo de aprendizagem, pois permite reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer no ambiente escolar. Marque a alternativa CORRETA: