Filtrar


Questões por página:
Considere este objetivo: “participar das práticas corporais de movimento, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando o nível de conhecimento, as habilidades físicas e os limites de desempenho pessoais e dos outros”.
Incluído no elenco de objetivos para educação propostos por Zabala (1998) e Coll et al. (2000) e aplicada por Darido (2004) na educação física, este objetivo pertence à dimensão
Gentile (2000) apresentou um modelo alternativo para o aprendizado de uma nova habilidade de movimento e, desta então, tem-se expandido esse modelo, a partir da perspectiva dos objetivos gerais do aprendiz. O modelo de estágios proposto se organiza em
Um professor de educação física infantil elaborou uma estratégia perceptivo-motora com o objetivo de desenvolver habilidades de locomoção em ritmos diferentes, de acordo com o acompanhamento de um instrumento musical. Essa atividade de intervenção nas habilidades motoras seguramente está planejada, para a área em que se verifica déficit de
Em situações práticas de ensino e orientação técnica, a abordagem do corpo inteiro pode ser usada mais fácil e prontamente para avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças. Os estágios do corpo inteiro foram desenvolvidos de acordo com os princípios centrais da teoria dos estágios (Roberton,1978). Um desses princípios considera que
O estágio do desenvolvimento cognitivo estabelecido por Piaget ocorre ao longo dos processos conhecidos como adaptação e acomodação. O evento definidor em que ocorre a assimilação avançada pelo o uso da atividade física na execução dos processos cognitivo pertence ao estágio