Questões de Concurso
Filtrar
916 Questões de concurso encontradas
Página 113 de 184
Questões por página:
O esporte, componente tradicional no currículo escolar da Educação Física, deve receber um tratamento pedagógico adequado, com a finalidade de ser praticado por todos os alunos. Portanto é importante que o rendimento esportivo não se sobressaia à finalidade formativa do esporte para o educando. De acordo com o exposto, sobre a pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A dimensão conceitual versa sobre a pergunta: o que se deve ser? Ex. Conhecer as mudanças pelas quais passaram os esportes.
II. A dimensão conceitual versa sobre a pergunta: o que se deve saber? Ex. Conhecer as mudanças pelas quais passaram os esportes.
III. A dimensão procedimental versa sobre a pergunta: o que se deve saber fazer? Ex. Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes.
IV. A dimensão atitudinal versa sobre a pergunta: o como se deve ser? Ex. Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não violência.
I. Delimitar os espaços destinados para a prática esportiva com o propósito de compensar as dificuldades de deslocamento que normalmente se apresentam. II. Por exemplo, utilizar materiais macios para indivíduos com dificuldades de percepção e desta forma adequar os materiais de acordo com as características que se deseja atender do aluno deficiente em processo de inclusão. III. Alterar os regulamentos das modalidades e da forma de jogo, incluindo novas regras que atendam de modo exclusivo às necessidades do aluno deficiente. IV. O profissional de Educação Física é o responsável exclusivo pela decisão sobre as tarefas que devem ser adaptadas de modo a permitir êxito e motivação ao aluno em processo de inclusão.
Segundo Gorgatti e Costa (2005) estão corretas as afirmativas:
O professor ou técnico de natação indica ao aluno a maneira mais eficaz de coordenar a respiração e os movimentos de braços.
A situação acima descreve um feedback na forma de: