Filtrar


Questões por página:
O treinamento esportivo precoce tem sido objeto de debate devido aos seus potenciais impactos no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Em relação ao treinamento esportivo precoce, assinalar a alternativa CORRETA.
Compreender os conceitos de incapacidade, deficiência e desvantagem é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Esses termos, muitas vezes utilizados de forma intercambiável, representam diferentes aspectos da diversidade humana e das barreiras que as pessoas podem enfrentar em suas vidas. De acordo com estes conceitos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Incapacidade. (2) Deficiência. (3) Desvantagem
( ) Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. ( ) Restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. ( ) Prejuízo para o indivíduo que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
A educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções. Para que ocorra, é fundamental a sua promoção por meio do desenvolvimento de competências. Sobre essas competências, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Autoconsciência. (2) Consciência social. (3) Tomada de decisão responsável.
( ) Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento. ( ) Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade. ( ) Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.
O profissional atuante em processos de inclusão das pessoas com deficiência intelectual no trabalho deve promover e oferecer:
I. Relações: inserindo-a na rede de relações inverídicas, de linguagens e de representações imutáveis que lhes estão impostas. II. História: compreendendo a pessoa como resultado de um percurso dentro de presente, passado e futuro. III. Contexto: posicionando-a em função do cenário real, em relação vital com um ambiente que pode se modificar. IV. Sentido: inserindo-a numa lógica de sentidos e significados, deslocando o olhar que a reduz a diagnóstico, compreendendo a expressão de signos que, lidos num determinado contexto, querem sempre dizer algo.
Está CORRETO o que se afirma:
O jogo de damas é frequentemente utilizado na prática pedagógica para trabalhar a capacidade de raciocínio, desenvolver a cognição, favorecer aspectos como destreza e outras habilidades inerentes ao desenvolvimento infantojuvenil. Além disso, o jogo tem sido utilizado por professores como uma ferramenta aliada à consciência da sustentabilidade, que ensina os alunos a reutilizarem tampas de garrafa PET, fazendo-as de peças de tabuleiro, diminuindo a produção de lixo e material não biodegradável e contribuindo com o planeta em que vivemos. Tratando-se da técnica propriamente dita, o objetivo central do jogo de damas consiste em:

Imagem associada para resolução da questão