Filtrar


Questões por página:
O ensino das manifestações da cultura corporal de movimento passa por, entre outros aspectos, considerações acerca do perfil/tipo das habilidades motoras que compõem a manifestação da cultural corporal de movimento a ser tematizada. Tendo em vista estes aspectos, assinale a alternativa em que o ensino da corrida no Atletismo, do arremesso Jump no Basquetebol e do jogo da Capoeira constituem-se em habilidades motoras classificadas respectivamente.
As práticas da cultura corporal podem constituir-se em objetos de estudo e pesquisa sobre o homem e sua produção cultural. Além de proporcionar fruição corporal, a aula de Educação Física pode propiciar reflexão sobre o corpo, a sociedade, a ética, a estética e as relações interpessoais e intrapessoais. A partir desta concepção associada à Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. A vivência das práticas corporais pode ser ampliada pelo conhecimento sobre o que se pratica, buscando respostas mais complexas para questões específicas.
II. O aprofundamento de conhecimentos não pode estar centrado nos interesses dos alunos, mas deve explorar as possibilidades de aprendizagens significativas, que articulem simultaneamente o conhecimento e a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
III. Importantes meios de acesso a conhecimentos sobre a cultura corporal, as tecnologias da informação propiciam além disso a mobilização de competências básicas para que os alunos desenvolvam a capacidade de continuar aprendendo.
IV. É preciso que os estudantes observem que, por um lado, o avanço da tecnologia tem contribuído para tornar disponível um número maior de informações e para oferecer mais conforto à população por outro lado, esse avanço é responsável por um estilo de vida menos ativo e mais sedentário.
Estão corretas as afirmativas:
João, professor de Educação Física do sétimo ano, está planejando suas aulas para o ensino da modalidade Futsal, porém está em dúvida sobre orientar seu ensino pelo método global-funcional (método do todo) ou pelo método das analítico sintético (método das partes). Tendo em vista as características destes dois métodos de ensino em Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. O método analítico-sintético tem seu desenvolvimento marcado pela repetição de movimentos, onde a técnica é trabalhada distante da tática.
II. O método global funcional tem com estratégia para o seu desenvolvimento o jogo, elemento essencial ao desenvolvimento por parte do aluno da resolução de problemas.
III. O método analítico sintético tem como ênfase em seu desenvolvimento a estratégia dos exercícios, associados a pequenos e grandes jogos.
IV. O método global-funcional possui uma forte relação com o desenvolvimento da técnica esportiva deixando em segundo plano o desenvolvimento da tática esportiva.
Estão corretas as afirmativas:
A Educação Física localiza-se hoje na classificação dos componentes curriculares da educação básica na área denominada Linguagens e Códigos juntamente com Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Informática e a própria Educação Física. Sobre as propriedades comunicativas do gesto, analise as afirmativas abaixo.
I. A aquisição do conceito de linguagem corporal é condição para que o aluno compreenda e contextualize a comunicação humana.
PORQUE
II. Um gesto pode pertencer a várias categorias e seu significado é determinado pelo contexto. Ou seja, o significado de um gesto, como o de uma palavra ou frase, é determinado pela situação de interlocução.
Estão corretas as afirmativas:
As competições esportivas, a cada dia, vêm sendo mais divulgadas por todas as mídias. Assim, Kunz (2006), ao refletir sobre a presença do esporte normatizado e de competição no currículo da Educação Física escolar, assinala que: