Questões de Concurso
Filtrar
1.014 Questões de concurso encontradas
Página 141 de 203
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
A educação integral caracteriza-se por entre outros aspectos por orientar seu olhar para a individualidade, a subjetividade construída a partir das dimensões integradas: intelectual ou conceitual, prática ou procedimental e afetivosocial ou atitudinal. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2018) propôs a seguinte habilidade a ser desenvolvida pelos alunos dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental anos finais:
“Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.”
Assinale a alternativa que apresenta esta habilidade a ser desenvolvida pelos alunos(as) situa-se atrelada a qual dimensão da formação humana.
“Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.”
Assinale a alternativa que apresenta esta habilidade a ser desenvolvida pelos alunos(as) situa-se atrelada a qual dimensão da formação humana.
Disciplina:
Educação Física
As práticas corporais de aventura são considerados hoje uma nova concepção do fenômeno cultural esporte, e desta forma analisado em suas dimensões de esporte educacional, de esporte participação e de esporte alto rendimento. Com relação às práticas corporais de aventura, analise as afirmativas abaixo.
I. As práticas corporais de aventura podem ser consideradas práticas onde prevalecem condições extremas e apesar de existir a muito tempo, na passagem do século XX para o século XXI esse fenômeno se consolidou, passando a ser estudado pela Educação Física.
II. As práticas corporais de aventura são manifestações típicas da juventude atual, e desta forma possuem pouca relação com as mudanças sociais, econômicas e culturais dos tempos recentes.
III. A lógica racional que orientou muitas práticas esportivas até o fim do século XX, caracterizada pelas regras institucionalizadas dos jogos e atividades motoras com busca de recordes não se constitui na premissa das práticas corporais de aventura.
Estão corretas as afirmativas:
I. As práticas corporais de aventura podem ser consideradas práticas onde prevalecem condições extremas e apesar de existir a muito tempo, na passagem do século XX para o século XXI esse fenômeno se consolidou, passando a ser estudado pela Educação Física.
II. As práticas corporais de aventura são manifestações típicas da juventude atual, e desta forma possuem pouca relação com as mudanças sociais, econômicas e culturais dos tempos recentes.
III. A lógica racional que orientou muitas práticas esportivas até o fim do século XX, caracterizada pelas regras institucionalizadas dos jogos e atividades motoras com busca de recordes não se constitui na premissa das práticas corporais de aventura.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
O ensino das manifestações da cultura corporal de movimento passa por, entre outros aspectos, considerações acerca do perfil/tipo das habilidades motoras que compõem a manifestação da cultural corporal de movimento a ser tematizada. Tendo em vista estes aspectos, assinale a alternativa em que o ensino da corrida no Atletismo, do arremesso Jump no Basquetebol e do jogo da Capoeira constituem-se em habilidades motoras classificadas respectivamente.
Disciplina:
Educação Física
As práticas da cultura corporal podem constituir-se em objetos de estudo e pesquisa sobre o homem e sua produção cultural. Além de proporcionar fruição corporal, a aula de Educação Física pode propiciar reflexão sobre o corpo, a sociedade, a ética, a estética e as relações interpessoais e intrapessoais. A partir desta concepção associada à Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. A vivência das práticas corporais pode ser ampliada pelo conhecimento sobre o que se pratica, buscando respostas mais complexas para questões específicas.
II. O aprofundamento de conhecimentos não pode estar centrado nos interesses dos alunos, mas deve explorar as possibilidades de aprendizagens significativas, que articulem simultaneamente o conhecimento e a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
III. Importantes meios de acesso a conhecimentos sobre a cultura corporal, as tecnologias da informação propiciam além disso a mobilização de competências básicas para que os alunos desenvolvam a capacidade de continuar aprendendo.
IV. É preciso que os estudantes observem que, por um lado, o avanço da tecnologia tem contribuído para tornar disponível um número maior de informações e para oferecer mais conforto à população por outro lado, esse avanço é responsável por um estilo de vida menos ativo e mais sedentário.
Estão corretas as afirmativas:
I. A vivência das práticas corporais pode ser ampliada pelo conhecimento sobre o que se pratica, buscando respostas mais complexas para questões específicas.
II. O aprofundamento de conhecimentos não pode estar centrado nos interesses dos alunos, mas deve explorar as possibilidades de aprendizagens significativas, que articulem simultaneamente o conhecimento e a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.
III. Importantes meios de acesso a conhecimentos sobre a cultura corporal, as tecnologias da informação propiciam além disso a mobilização de competências básicas para que os alunos desenvolvam a capacidade de continuar aprendendo.
IV. É preciso que os estudantes observem que, por um lado, o avanço da tecnologia tem contribuído para tornar disponível um número maior de informações e para oferecer mais conforto à população por outro lado, esse avanço é responsável por um estilo de vida menos ativo e mais sedentário.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
João, professor de Educação Física do sétimo ano, está planejando suas aulas para o ensino da modalidade Futsal, porém está em dúvida sobre orientar seu ensino pelo método global-funcional (método do todo) ou pelo método das analítico sintético (método das partes). Tendo em vista as características destes dois métodos de ensino em Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. O método analítico-sintético tem seu desenvolvimento marcado pela repetição de movimentos, onde a técnica é trabalhada distante da tática.
II. O método global funcional tem com estratégia para o seu desenvolvimento o jogo, elemento essencial ao desenvolvimento por parte do aluno da resolução de problemas.
III. O método analítico sintético tem como ênfase em seu desenvolvimento a estratégia dos exercícios, associados a pequenos e grandes jogos.
IV. O método global-funcional possui uma forte relação com o desenvolvimento da técnica esportiva deixando em segundo plano o desenvolvimento da tática esportiva.
Estão corretas as afirmativas:
I. O método analítico-sintético tem seu desenvolvimento marcado pela repetição de movimentos, onde a técnica é trabalhada distante da tática.
II. O método global funcional tem com estratégia para o seu desenvolvimento o jogo, elemento essencial ao desenvolvimento por parte do aluno da resolução de problemas.
III. O método analítico sintético tem como ênfase em seu desenvolvimento a estratégia dos exercícios, associados a pequenos e grandes jogos.
IV. O método global-funcional possui uma forte relação com o desenvolvimento da técnica esportiva deixando em segundo plano o desenvolvimento da tática esportiva.
Estão corretas as afirmativas: