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Rodrigues e Bracht (2010) realizaram um estudo etnográfico de dois casos de inserção da Educação Física no cotidiano de duas escolas públicas. Nesse estudo, apresentam os desafios enfrentados ao se afirmar a importância de compreender que tipo de culturas de Educação Física tem sido criado nas escolas. Eles procuram compreender as decisões e as lógicas com as quais trabalham os professores nos cotidianos escolares e concluem que os docentes devem agir com autonomia e autoridade para
Moreira (1992) destaca que a educação e a Educação Física do século XXI não devem fincar suas bases nos modelos educacionais ou propostas pedagógicas originárias do século XX. Diante do exposto, o referido autor propõe que a pedagogia do movimento humano para o século XXI esteja calcada na
Durante uma reunião com pais de alunos de 6° Ano, alguns pais indagaram ao professor de Educação Física se a realização de uma “peneira” (testes de capacidade para a prática de um esporte) poderia predizer se seus filhos seriam bem-sucedidos no futebol, podendo chegar a ser atletas profissionais. Com base em conceitos de aprendizagem motora presentes em Magill (2002), o professor respondeu que as capacidades que uma pessoa apresenta em testes iniciais de uma tarefa motora são
De acordo com Ramirez (In: Scarpato,2007), considerando alunos que se encontram cursando 5°,6° ou 7° Ano do Ensino Fundamental, portanto com idades que variam entre 10 a 12 anos, quando se trata de ensinar esporte como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, é recomendável trabalhar

Leia o seguinte trecho adaptado de Kunz (2001):


“[...] o especialista do esporte, ou mesmo os que entendem o movimento no sentido restrito do esporte, não conseguem entender que uma pista de atletismo também pode ser utilizada para se andar de bicicleta, ou que uma bola de voleibol pode ser chutada, ou ainda, que para a piscina, podem ser levados objetos, brinquedos, etc.”


Ele escreveu esse trecho com o objetivo de