Filtrar


Questões por página:
Segundo Simões (2011) “Os jogos sensitivos são atividades baseadas na capacidade de interação com espaços, objetos, imagens, sons e pessoas, para fornecer a expressão criativa, prazerosa e carregada de conteúdo emocional”. Neste contexto, o foco de atenção dado pela autora é no desenvolvimento, EXCETO,
“Medida de tempo de treinamento economizado para aprender a tarefa B com base na experiência anterior com a tarefa A" (MAGILL,1984). O texto refere-se à(ao)
Com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais, Coll et. all. (2000) propôs as dimensões dos conteúdos. A seguir, assinale exemplos de conteúdos atitudinais:
Nos últimos anos percebe-se uma forte presença, no cenário da produção do conhecimento em Educação Física (EF), de estudos voltados para o desenvolvimento de uma teoria ou pedagogia. Dentre as diversas concepções, ganhou destaque a chamada “abordagem sistêmica”. Segundo essa teoria, a educação física deveria ser vista como sistema hierárquico aberto. Hierárquico porque interage com níveis superiores de determinação: o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a própria educação física. Assim, o nível hierárquico mais inferior é o trinômio professor-aluno-conteúdo. Esta teoria foi fundamentada na obra “Educação Física e Sociedade”. O autor responsável pela construção e proposição da Teoria Sistêmica na educação física, a partir da obra citada, foi:
A partir das ideias de Sassaki (1997), entende-se que inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta com a finalidade de incluir, em seu sistema, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Já para Rodrigues (2006), o conceito de inclusão, no âmbito escolar, implica, antes de tudo, rejeitar, por princípio, a exclusão de qualquer aluno. Rodrigues ressalta, ainda, a necessidade e a capacidade desta pessoa de pertencer ou de se relacionar com uma comunidade. Como forma de minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem que os alunos com necessidades educativas especiais possam apresentar em relação aos conteúdos da educação física, sugere-se que: