Filtrar


Questões por página:
Dentro do processo de desenvolvimento humano vários autores apresentam fases estabelecidas como sendo a sequência cronologicamente natural para se alcançar as potencialidades do desenvolvimento do indivíduo. Essas seriam, por ordem crescente de dificuldade:
Visualizar Questão Comentada
Partindo da visão médico-militarista da Educação Física, observa-se uma construção de entendimento do corpo no mundo civil como sendo hígido e forte,
Visualizar Questão Comentada
A Educação Física passa por dois tipos básicos de organização para a prática de exercícios, que correspondem, respectivamente, à
Visualizar Questão Comentada
Atualmente, o sistema de ensino tem uma necessidade extrema de adotar um especial cuidado voltado para as práticas pedagógicas, convertendo o processo de ensino e aprendizagem em uma educação inclusiva. A inclusão na escola consiste na elaboração de um projeto, que englobe o aluno como um todo, valorizando o seu potencial natural, suas reais necessidades e suas limitações.

Com relação à inclusão na escola, assinale a alternativa incorreta.
Visualizar Questão Comentada
A iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular de um esporte e é orientada para várias modalidades esportivas; o objetivo imediato é a continuidade do seu desenvolvimento integral. Na iniciação esportiva universal, o conhecimento que o professor possui acerca do conteúdo, das tarefas motoras e da intervenção de instrução no processo de ensino-aprendizagem se revela fundamental para a melhoria do desempenho motor e para a obtenção do sucesso na aprendizagem.

Com relação às fases da iniciação esportiva universal, analise as afirmativas a seguir.


I. A fase pré-escolar propicia ao aluno uma vivência diversificada de movimentos, sem que haja exigência de um padrão ideal, caracterizando, assim, um sistema totalmente aberto, isto é, não existe execução errada de movimento.
II. A fase universal abrange dos 6 aos 12 anos de idade, e é nesse momento que começa a ocorrer a automatização de grande parte dos movimentos, liberando a atenção do praticante para a percepção de outros estímulos que ocorrem, simultaneamente, à ação que está sendo realizada.
III. A fase de orientação inicia-se por volta dos 11-12 anos de idade, e a criança se encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilização em refinamento progressivo, podendo, assim, participar de um número maior e mais complexo de atividades motoras.
IV. A fase de direção ocorre por volta dos 13-14 anos de idade e vai até os 15-16 anos. Pode-se começar com o aperfeiçoamento e a especialização técnica em uma modalidade desportiva, destacando a necessidade de que o jovem realize e participe de duas ou três modalidades esportivas.


Estão corretas as afirmativas
Visualizar Questão Comentada