Filtrar


Questões por página:
Ao elaborar algumas reflexões didáticas contemporâneas sobre a dança na escola, Marques (2007) afirma que “tanto o corpo quanto a dança ainda estão cobertos por um mistério, um buraco negro que a grande maioria da população escolar ainda não conseguiu investigar, explorar, perceber, sentir, entender e criticar”. Segundo a referida autora, em sua obra “Dançando na escola”, qual o principal motivo que impede um desenvolvimento mais efetivo da dança como componente curricular efetivo na/da escola?
Analise as características a seguir.
• Respeitar o universo cultural (do aluno), explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica espontânea e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do seu conhecimento. • Opor-se às linhas tecnicistas, padronizadas e mecanicistas da educação física, buscando considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos em seu cotidiano. • Construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender. • Possibilitar maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal. • Desconsiderar a especificidade da educação física.
As características apresentadas anteriormente fundamentam a proposta da educação física denominada:
Visualizar Questão Comentada
“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Numa perspectiva de ensino dos esportes, deve-se abordar também a técnica, bem como as regras e as táticas. Neste contexto, de acordo com Assis (2001) a técnica pode ser tratada: Assinale a alternativa correta.
A utilização do esporte nas aulas de Educação Física pode desenvolver valores morais e éticos na criança. Neste contexto, Salvador (2000) apresenta os valores e atitudes que se encontram no ensino fundamental. Sendo eles: I. Autonomia e iniciativa II. Saúde e higiene III. Participação e solidariedade IV. Responsabilidade e criatividade
Assinale a alternativa CORRETA.