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Em uma escola que adota a Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física, o professor planeja uma aula para o ensino fundamental I com o objetivo de desenvolver a coordenação motora ampla dos alunos.
Qual a sequência didática mais adequada para essa aula, considerando os princípios dessa abordagem?
Em uma aula de Educação Física sobre dança contemporânea com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, o professor propõe a atividade de criação coreográfica em grupo, incentivando a criatividade, a expressividade corporal e a reflexão crítica sobre temas sociais. Ao final da aula, o professor realiza a avaliação da aprendizagem, considerando os princípios da Abordagem Crítico-Superadora.

Qual alternativa apresenta os instrumentos e critérios de avaliação mais adequados para essa situação?
Em uma aula de Educação Física no Ensino Fundamental, os alunos do 5º ano estão jogando futsal. Durante a partida, um aluno chuta a bola com força excessiva, acertando outro aluno sem intenção. O professor interrompe o jogo e, antes de retomar a atividade, decide fazer algo.
Nessa situação, qual a melhor alternativa que demonstra a compreensão do professor sobre a 3ª Competência da BNCC para a Educação Física no Ensino Fundamental?
Jogos e atividades lúdicas são ferramentas pedagógicas importantes na educação física escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. A respeito do uso de jogos e atividades lúdicas no contexto da educação física escolar, assinalar a alternativa CORRETA.

A brincadeira “Coelhinho, sai da toca” é uma atividade lúdica e muito popular entre crianças e consiste em formar grupos de três, em que dois fazem uma “toca” (com as mãos dadas) e um é o “coelhinho” dentro da toca. Ao comando, os coelhinhos devem trocar de toca enquanto um participante sem toca tenta ocupar uma. Quem ficar sem toca vira o próximo “coelhinho sem toca”.



Imagem associada para resolução da questão



As alternativas abaixo descrevem benefícios pedagógicos diretos pretendidos com essa brincadeira, à EXCEÇÃO de: