Questões de Concurso
Filtrar
999 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 200
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Educação Física
“O estilo de vida, como conjunto de ações diárias que reflete nas atitudes e valores das pessoas, tem sido considerado um dos mais importantes determinantes da saúde ou da doença de indivíduos, grupos e comunidades” (NAHAS,2013).
Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis contribuições da Educação Física escolar para adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana.
1. Educação Física pode desempenhar o papel de esclarecer aos alunos que o processo saúde-doença está diretamente associado às práticas corporais, à alimentação, às horas de sono/descanso, ao controle do estresse, aos hábitos preventivos e a fazer e manter amizades e boas relações.
2. Utilizar o estilo de vida enquanto conteúdo desenvolvido sistematicamente nas aulas de Educação Física, pode ser uma maneira pedagógica de despertar nos alunos o interesse em se proteger das facilidades do mundo moderno, que favorecem a adoção de um estilo de vida sedentário.
3. É fundamental que os professores de Educação Física sejam valorizados como atores importantes para a formação de cidadão, conhecedor de seu perfil de estilo de vida e consciente das consequências de seus hábitos para a sua qualidade devida.
4. A Educação Física não pode ter por objetivo a adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana dos alunos, uma vez que a disciplina deve limitar-se à obtenção de objetivos imediatos, como pôr o corpo em movimento.
5. As aulas de Educação Física devem ser sempre práticas e ter seu conteúdo voltado para os esportes e a competição. Esclarecer os alunos quanto ao processo saúde-doença deve ser objetivo da disciplina de ciências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis contribuições da Educação Física escolar para adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana.
1. Educação Física pode desempenhar o papel de esclarecer aos alunos que o processo saúde-doença está diretamente associado às práticas corporais, à alimentação, às horas de sono/descanso, ao controle do estresse, aos hábitos preventivos e a fazer e manter amizades e boas relações.
2. Utilizar o estilo de vida enquanto conteúdo desenvolvido sistematicamente nas aulas de Educação Física, pode ser uma maneira pedagógica de despertar nos alunos o interesse em se proteger das facilidades do mundo moderno, que favorecem a adoção de um estilo de vida sedentário.
3. É fundamental que os professores de Educação Física sejam valorizados como atores importantes para a formação de cidadão, conhecedor de seu perfil de estilo de vida e consciente das consequências de seus hábitos para a sua qualidade devida.
4. A Educação Física não pode ter por objetivo a adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana dos alunos, uma vez que a disciplina deve limitar-se à obtenção de objetivos imediatos, como pôr o corpo em movimento.
5. As aulas de Educação Física devem ser sempre práticas e ter seu conteúdo voltado para os esportes e a competição. Esclarecer os alunos quanto ao processo saúde-doença deve ser objetivo da disciplina de ciências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Educação Física
“A Educação Física e Esportes na Escola pode despertar na criança e no jovem uma inerente necessidade de se-movimentar (…)” (KUNZ,2017).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação a uma transformação didático- -pedagógica do Esporte na Escola.
( ) É necessário apresentar com maior clareza estruturas e princípios que precisam ser mais bem compreendidos pelos escolares.
( ) Deve ter a competição e a concorrência como princípios únicos para seu funcionamento.
( ) É necessário que as instalações esportivas estejam de acordo com as normas oficiais do Esporte a ser trabalhado.
( ) Tenha como princípio básico a excelência e as comparações objetivas, levando o praticante a um processo de selecionamento e especialização.
( ) É preciso promover possibilidades e oportunidades de os praticantes voltarem a descobrir coisas em situações de movimento que levem a entender o brincar e o jogar acima de tudo, pelos seus significados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação a uma transformação didático- -pedagógica do Esporte na Escola.
( ) É necessário apresentar com maior clareza estruturas e princípios que precisam ser mais bem compreendidos pelos escolares.
( ) Deve ter a competição e a concorrência como princípios únicos para seu funcionamento.
( ) É necessário que as instalações esportivas estejam de acordo com as normas oficiais do Esporte a ser trabalhado.
( ) Tenha como princípio básico a excelência e as comparações objetivas, levando o praticante a um processo de selecionamento e especialização.
( ) É preciso promover possibilidades e oportunidades de os praticantes voltarem a descobrir coisas em situações de movimento que levem a entender o brincar e o jogar acima de tudo, pelos seus significados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Educação Física
Na Educação Física, o movimento nas aulas tem papel singular no desenvolvimento do estudante. Existem 2 (duas) maneiras diferentes de empregar o movimento nas aulas: como um fim em si mesmo e como um meio do processo de ensino e aprendizagem. Sobre os paradigmas do movimento nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Educação Física
Conforme a Proposta Curricular da Educação Básica do Município de Itapoá traz algumas das propostas de currículo para a Educação Física propostos pelos referenciais e parâmetros curriculares nacionais. Neste contexto, considere os seguintes temas:
I- Moral.
II- Pluralidade Cultural.
III- Segurança e Bem-estar.
IV- Meio Ambiente.
Assinale a alternativa que traz os itens com dos temas transversais articulados à Educação Física, conforme descrito na proposta curricular de Itapoá.
I- Moral.
II- Pluralidade Cultural.
III- Segurança e Bem-estar.
IV- Meio Ambiente.
Assinale a alternativa que traz os itens com dos temas transversais articulados à Educação Física, conforme descrito na proposta curricular de Itapoá.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Educação Física
A abordagem desenvolvimentista, conforme proposta por Go Tani e colaboradores, estrutura a Educação Física escolar a partir da ideia de que o movimento é o principal meio e fim da disciplina. Analise as afirmativas a seguir sobre os pressupostos desta abordagem:
I.O processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, considerando as fases do desenvolvimento motor como referência para a seleção e sequenciação dos conteúdos, de modo a oferecer experiências de movimento adequadas e desafiadoras.
II.O objetivo fundamental da Educação Física escolar é a aquisição de competência motora, entendida como a capacidade do aluno de se movimentar de forma eficaz e eficiente, o que lhe permitirá, no futuro, um engajamento satisfatório em atividades físicas e esportivas.
III.A avaliação do aluno deve priorizar a comparação de seu desempenho com normas padronizadas e tabelas de referência para sua faixa etária, visando classificar seu nível de desenvolvimento e identificar talentos esportivos.
Está correto o que se afirma em:
I.O processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, considerando as fases do desenvolvimento motor como referência para a seleção e sequenciação dos conteúdos, de modo a oferecer experiências de movimento adequadas e desafiadoras.
II.O objetivo fundamental da Educação Física escolar é a aquisição de competência motora, entendida como a capacidade do aluno de se movimentar de forma eficaz e eficiente, o que lhe permitirá, no futuro, um engajamento satisfatório em atividades físicas e esportivas.
III.A avaliação do aluno deve priorizar a comparação de seu desempenho com normas padronizadas e tabelas de referência para sua faixa etária, visando classificar seu nível de desenvolvimento e identificar talentos esportivos.
Está correto o que se afirma em: