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“O estilo de vida, como conjunto de ações diárias que reflete nas atitudes e valores das pessoas, tem sido considerado um dos mais importantes determinantes da saúde ou da doença de indivíduos, grupos e comunidades” (NAHAS,2013).
Analise as afirmativas abaixo com relação às possíveis contribuições da Educação Física escolar para adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana.
1. Educação Física pode desempenhar o papel de esclarecer aos alunos que o processo saúde-doença está diretamente associado às práticas corporais, à alimentação, às horas de sono/descanso, ao controle do estresse, aos hábitos preventivos e a fazer e manter amizades e boas relações.
2. Utilizar o estilo de vida enquanto conteúdo desenvolvido sistematicamente nas aulas de Educação Física, pode ser uma maneira pedagógica de despertar nos alunos o interesse em se proteger das facilidades do mundo moderno, que favorecem a adoção de um estilo de vida sedentário.
3. É fundamental que os professores de Educação Física sejam valorizados como atores importantes para a formação de cidadão, conhecedor de seu perfil de estilo de vida e consciente das consequências de seus hábitos para a sua qualidade devida.
4. A Educação Física não pode ter por objetivo a adoção de práticas saudáveis na vida cotidiana dos alunos, uma vez que a disciplina deve limitar-se à obtenção de objetivos imediatos, como pôr o corpo em movimento.
5. As aulas de Educação Física devem ser sempre práticas e ter seu conteúdo voltado para os esportes e a competição. Esclarecer os alunos quanto ao processo saúde-doença deve ser objetivo da disciplina de ciências.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A Educação Física e Esportes na Escola pode despertar na criança e no jovem uma inerente necessidade de se-movimentar (…)” (KUNZ,2017).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação a uma transformação didático- -pedagógica do Esporte na Escola.
( ) É necessário apresentar com maior clareza estruturas e princípios que precisam ser mais bem compreendidos pelos escolares.
( ) Deve ter a competição e a concorrência como princípios únicos para seu funcionamento.
( ) É necessário que as instalações esportivas estejam de acordo com as normas oficiais do Esporte a ser trabalhado.
( ) Tenha como princípio básico a excelência e as comparações objetivas, levando o praticante a um processo de selecionamento e especialização.
( ) É preciso promover possibilidades e oportunidades de os praticantes voltarem a descobrir coisas em situações de movimento que levem a entender o brincar e o jogar acima de tudo, pelos seus significados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Na Educação Física, o movimento nas aulas tem papel singular no desenvolvimento do estudante. Existem 2 (duas) maneiras diferentes de empregar o movimento nas aulas: como um fim em si mesmo e como um meio do processo de ensino e aprendizagem. Sobre os paradigmas do movimento nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa CORRETA.
Conforme a Proposta Curricular da Educação Básica do Município de Itapoá traz algumas das propostas de currículo para a Educação Física propostos pelos referenciais e parâmetros curriculares nacionais. Neste contexto, considere os seguintes temas:

I- Moral.
II- Pluralidade Cultural.
III- Segurança e Bem-estar.
IV- Meio Ambiente.

Assinale a alternativa que traz os itens com dos temas transversais articulados à Educação Física, conforme descrito na proposta curricular de Itapoá.
A abordagem desenvolvimentista, conforme proposta por Go Tani e colaboradores, estrutura a Educação Física escolar a partir da ideia de que o movimento é o principal meio e fim da disciplina. Analise as afirmativas a seguir sobre os pressupostos desta abordagem:

I.O processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, considerando as fases do desenvolvimento motor como referência para a seleção e sequenciação dos conteúdos, de modo a oferecer experiências de movimento adequadas e desafiadoras.

II.O objetivo fundamental da Educação Física escolar é a aquisição de competência motora, entendida como a capacidade do aluno de se movimentar de forma eficaz e eficiente, o que lhe permitirá, no futuro, um engajamento satisfatório em atividades físicas e esportivas.

III.A avaliação do aluno deve priorizar a comparação de seu desempenho com normas padronizadas e tabelas de referência para sua faixa etária, visando classificar seu nível de desenvolvimento e identificar talentos esportivos.


Está correto o que se afirma em: