Filtrar


Questões por página:
De acordo com Soares et al. (2012), o acervo “formas de representação do mundo” que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal (jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros), recebe o nome de:
O esporte é um dos diversos conteúdos que a Educação Física escolar deve tematizar. Nesse sentido, Assis (2010) defende que, para modificar o esporte, é necessário enxergá-lo como instituição social que:
Ao exercitar reflexões sobre a educação sensível e política na pedagogia proposta por Paulo freire, Elaine Prodócimo (2023) destaca a centralidade do diálogo para uma educação que emancipe e que possibilite uma nova pronúncia de mundo. Nesse sentido, a autora considera que o diálogo extrapola o verbal, destacando que o/a:
Para João Batista Freire (2011), o jogo pode cumprir múltiplas funções, dentre as quais, potencializar o aprendizado da criança. Nesse sentido, segundo o autor, o jogo infantil não constitui uma forma pura de assimilação, pois assume um formato:
Ao pensar em um currículo de Educação Física escolar adequado ao tempo pedagogicamente necessário para a assimilação dos conhecimentos, considerando a ginástica enquanto objeto de estudo, Soares et al. (2012) sugerem as formas ginásticas que impliquem conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginástica artística, da ginástica rítmica desportiva ou de outras ginásticas para o ciclo de escolarização nomeado: