Filtrar


Questões por página:
Direcionando o olhar para a história da Educação Física, Soares et al. (1992) discorrem que, após a II Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar. Destacam-se o Método Natural Austríaco desenvolvido por Gaulhofer e Streicher e o Método da Educação Física Desportiva Generalizada divulgado no Brasil por Auguste Listelo. Predomina, nesse último, a influência do esporte que, no período do pós-guerra, apresenta um grande desenvolvimento. Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que há, então, não o esporte da escola, mas o esporte na escola. Isso indica, segundo Soares et al (1992):
A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em:
Na Unidade Temática Esportes, o professor do 9º ano do Ensino Fundamental, orientado pela abordagem Crítico Superadora (Coletivo de Autores,2012), deve trabalhar o gesto técnico da prática esportiva da seguinte maneira:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental a Unidade Temática Brincadeiras e Jogos explora as práticas que não possuem um conjunto estável de regras e, ainda que possam ser reconhecidos jogos similares em diferentes épocas e partes do mundo, esses são recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais. No documento, a referida Unidade Temática é organizada conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, partindo das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial). Dessa forma, são sugeridos enquanto objetos de conhecimento para as turmas de 3º ao 5º do Ensino Fundamental:
Na Unidade Temática Lutas, a professora do 7º ano do Ensino Fundamental apresentou os seguintes golpes aos estudantes: armada, benção e martelo. A docente na ocasião trabalhava com: