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A escola para a diversidade exige que os professores e estudantes empreendam a tarefa de aprender coletivamente, construindo um ambiente escolar com estruturas organizativas e metodológicas democráticas, capazes de respeitar as diferenças geográficas e territoriais, de gênero, étnico-raciais, linguísticas, religiosas, sensoriais, intelectuais e mentais.

Pensar uma educação para a equidade significa
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A Base Nacional Comum Curricular estrutura a unidade temática esportes utilizando um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. O documento norteador distribui as modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.

O esporte classificado como técnico-combinatório
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A inclusão na Educação Física visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas, cognitivas ou emocionais, tenham acesso e possam participar plenamente das atividades propostas. A ideia central é promover a equidade, garantindo que as aulas ofereçam um ambiente acessível e acolhedor para todos, respeitando as diferenças individuais e criando oportunidades de aprendizagem significativas.
Nesse contexto, uma estratégia contrária à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física é
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A metodologia da iniciação esportiva na escola é uma abordagem pedagógica que visa introduzir os alunos ao mundo dos esportes de maneira lúdica e acessível. O foco principal dessa metodologia é promover a inclusão, a socialização e o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, ao mesmo tempo em que se respeita o ritmo e as características individuais de cada criança.
Na proposta de iniciação esportiva universal, há um foco na aprendizagem por jogos. Para tanto, sugere-se uma estratégia de ensino por estruturas funcionais.
Assim, as estruturas funcionais estão presentes na fase do
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A Educação Física, segundo a Base Nacional Comum Curricular, é o componente curricular que aborda as práticas corporais como manifestações expressivas dos assuntos em diferentes contextos históricos e sociais.

Segundo o documento, o objetivo central do componente curricular é
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