Filtrar


Questões por página:
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Assinale a alternativa cujos pressupostos estão de acordo com esta concepção de Educação Física.
As políticas públicas de educação incluem em sua legislação que nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Com relação às possibilidades de contribuição da Educação Física a esta orientação ao currículo, analise as afirmativas:

I. A Educação Física, ao contextualizar as práticas da cultura corporal de afro-brasileira e indígena, contribui com as políticas afirmativas, identitárias e de reparação à estas etnias.
II. A tematização da Capoeira e do jogo de Peteca nas aulas de Educação Física são exemplos de prática de contribuem com a construção de um currículo multicultural.
III. Deve-se ter reservas a esta indicação, pois ela é muito recente, sendo decorrente do movimento “Vidas Negras Importam” movimento originário nos Estados Unidos e, portanto se tratando de uma apropriação cultural.

Estão corretas as afirmativas:
A Educação Física situa hoje entre as competências que espera desenvolver junto aos alunos da educação básica, a capacidade de compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento. Assinale a alternativa que destaca a importância da discussão dos padrões estéticos divulgados pelas mídias pela Educação Física.
Analise as afirmativas e a relação entre as mesmas acerca do papel da Educação Física frente ao conteúdo: exercício físico e suas implicações sobre a saúde, bem estar e qualidade de vida:

I. O planejamento das aulas de Educação Física, no que diz respeito ao conteúdo exercício físico, tem entre seus objetivos a ampliação do repertório de exercícios realizados fora da escola, de modo a proporcionar a diversificação das atividades físicas e o estímulo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis,
PORQUE
II. as aulas de Educação Física possuem um contexto pedagógico estritamente relacionado ao treinamento físico e o desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas ao aprimoramento do bem estar físico e mental.

A respeito das afirmativas assinale a alternativa correta.
A avaliação em Educação Física deve fornecer ao professor, entre outros elementos, fundamentos para análise e reflexão sobre à sua prática docente. Sobre a avaliação em Educação Física analise as afirmativas abaixo.

I. Deve recrutar como indicadores, os elementos que compõem a totalidade da conduta humana e desta forma considerar habilidades, competências, conhecimentos e atitudes dos alunos.
II. A verificação da frequência e participação dos alunos nas aulas deve se sobrepor a quaisquer outros indicadores vinculados ao processo de avaliativo nesta disciplina.
III. A avaliação da dimensão motora, com a verificação do domínio das habilidades motoras e capacidades física constituem-se em excelentes indicadores de avaliação relacionados à dimensão atitudinal da conduta humana.
IV. A diversificação dos instrumentos de avaliação constitui-se em procedimento essencial a possibilidade de se contemplar no processo avaliativo as diferentes dimensões da formação humana.

Estão corretas as afirmativas: