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A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da sua qualidade da vida.
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A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.
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Logo após as Duas Grandes Guerras Mundiais, começa a surgir o modelo esportivista na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.
“O tema do esporte na Educação Física Escolar brasileira sempre causou discussões, debates e pesquisas” (KUNZ,2016). Analise as afirmativas abaixo sobre o ensino dos esportes nas aulas de Educação Física.
1. Só deve ser realizado em locais padronizados e com materiais também padronizados e usados nas competições esportivas.
2. Para se alcançarem valores educacionais compatíveis para o desenvolvimento do esporte na escola ele precisa passar por uma profunda transformação de sua estrutura e princípios.
3. Deverá haver liberdade de agir dos estudantes, facilitando o descobrimento de formas de movimento individualmente significativas.
4. O objetivo deve ser exclusivamente o desenvolvimento dos gestos técnicos de cada modalidade esportiva.
5. O esporte deve ser compreendido, experimentado e transformado na escola, para que seu valor educacional possa se manifestar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações, a classificação da abordagem americana que envolve quatro categorias de jogos: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.
Qual é o jogo em que as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade, e posicionamento do adversário?