Filtrar


Questões por página:
Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

"Os pressupostos desta abordagem estão atrelados à conscientização das pessoas frente às injustiças decorrentes da divisão das classes sociais. O projeto político pedagógico tem a finalidade de ponderar sobre a ação antrópica na realidade através da educação. Desta forma, interpreta a realidade social para os conteúdos, sua contemporaneidade e adaptação às características sociocognitivas dos alunos."

O fragmento do texto traz características predominantes na abordagem pedagógica da Educação Física escolar:

O esporte é tratado por vários autores como um fenômeno sociocultural, estando em grande evidência em nossa sociedade. O papel dos governos na operacionalização do direito ao esporte, este efetivado como ferramenta estratégica e lúdica de aprendizagem, perpassa
Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o País como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Sobre o tema transversal ética, assinale a alternativa que apresenta a concepção INCORRETA.
É necessário visualizar, com nitidez, os diversos caminhos que se estabelecem entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos de ensino. E, nesse sentido, precisar com clareza as relações entre o quê, para quem, e como se ensina e se aprende a cultura corporal de movimento na escola. O principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos e atitudes. Considerando estes argumentos, eles apontam para