Questões de Concurso
Filtrar
961 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 193
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Educação Física
Um professor de Educação Física utiliza portfólios para avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre. O tipo de avaliação que ele está empregando é:
Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Educação Física
Ao planejar uma unidade de ensino sobre voleibol, o professor de Educação Física decide organizar as aulas de forma progressiva, começando com habilidades básicas e evoluindo para situações de jogo. Esse tipo de planejamento é conhecido como:
Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Educação Física
Em uma turma de adolescentes, o professor de Educação Física decide aplicar a metodologia do "Teaching Games for Understanding" (TGfU) para ensinar basquete. O principal objetivo dessa metodologia é:
Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Educação Física
Um professor de Educação Física decide utilizar jogos cooperativos em suas aulas para promover a socialização e o trabalho em equipe entre os alunos. Assinale corretamente a teoria pedagógica que embasa essa prática.
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
Em uma aula de Educação Física do 8º ano, o professor está introduzindo o conteúdo de lutas, buscando desenvolver o respeito, a autoconfiança e o controle corporal dos alunos. Para iniciar a vivência prática, ele propõe uma atividade adaptada inspirada no Judô, chamada de "Desafio do Equilíbrio". Nesta atividade, os alunos, divididos em duplas, devem tentar desequilibrar o colega, empurrando-o suavemente com as mãos abertas, sem agarrar, chutar ou golpear. O objetivo é deslocar o oponente para fora de uma área delimitada no chão (um círculo desenhado com giz), mantendo o próprio equilíbrio. Durante a atividade, um aluno, chamado Lucas, demonstra grande dificuldade em manter o equilíbrio, caindo com frequência. Outro aluno, Pedro, que possui maior facilidade, começa a se aproveitar da situação, empurrando Lucas com mais força do que o combinado, visando apenas "vencer" o desafio.
Considerando a situação descrita e os objetivos pedagógicos do ensino de lutas na Educação Física escolar, analise as atitudes que o professor deve tomar diante do comportamento de Pedro.
I. Interromper imediatamente a atividade e repreender Pedro publicamente, enfatizando que seu comportamento é inaceitável e que ele deve se concentrar em outras atividades mais adequadas às suas habilidades.
II. Ignorar o comportamento de Pedro, pois a competição faz parte do aprendizado das lutas e Lucas precisa aprender a lidar com adversários mais habilidosos. Em seguida, aumentar o tamanho da área delimitada para a atividade, para que Lucas tenha mais espaço para se movimentar e evitar as quedas, sem intervir diretamente na atitude de Pedro.
III. Conversar individualmente com Pedro, explicando a importância do respeito e do desenvolvimento mútuo na atividade, incentivando-o a adaptar a intensidade dos empurrões. Em seguida, promover uma breve reflexão com a turma sobre o respeito, a empatia e a cooperação nas lutas, enfatizando o aprendizado e a evolução conjunta, respeitando os limites de cada um.
Das atitudes acima é correta o que se afirma em:
Considerando a situação descrita e os objetivos pedagógicos do ensino de lutas na Educação Física escolar, analise as atitudes que o professor deve tomar diante do comportamento de Pedro.
I. Interromper imediatamente a atividade e repreender Pedro publicamente, enfatizando que seu comportamento é inaceitável e que ele deve se concentrar em outras atividades mais adequadas às suas habilidades.
II. Ignorar o comportamento de Pedro, pois a competição faz parte do aprendizado das lutas e Lucas precisa aprender a lidar com adversários mais habilidosos. Em seguida, aumentar o tamanho da área delimitada para a atividade, para que Lucas tenha mais espaço para se movimentar e evitar as quedas, sem intervir diretamente na atitude de Pedro.
III. Conversar individualmente com Pedro, explicando a importância do respeito e do desenvolvimento mútuo na atividade, incentivando-o a adaptar a intensidade dos empurrões. Em seguida, promover uma breve reflexão com a turma sobre o respeito, a empatia e a cooperação nas lutas, enfatizando o aprendizado e a evolução conjunta, respeitando os limites de cada um.
Das atitudes acima é correta o que se afirma em: