Filtrar


Questões por página:
Leia atentamente o seguinte excerto: “O barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937) se considerava em um educador. De acordo com o COI (2008), Coubertin via o esporte como parte da educação de qualquer jovem assim como a ciência, a literatura e as artes. O Movimento Olímpico apoia os princípios de Coubertin e, hoje, a educação através do Olimpismo tornou-se universal, essencialmente baseada nos valores humanos fundamentais. A Educação Olímpica envolve duas orientações: (i) pesquisa sobre o Olimpismo (mundo acadêmico) e (ii) ensino através do Olimpismo (crianças, adolescentes e atletas) através de programas acadêmicos e programas para a juventude (IOC, 2009)”.
Miragaya, A. Educação Olímpica – O legado de Coubertin no Brasil. Disponivel em: < http://www.sportsinbrazil.com.br/livros/educacao_olimpica_ legado_coubertin.pdf>. Acesso em 20 de agosto de 2018.
Considerando as características da Educação Olímpica, assinale a afirmação FALSA.
Considerando a proposta para Educação Física apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a afirmação verdadeira.
Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:
( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.
( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.
( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.
( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
De acordo com o livro Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores), são conteúdos da Educação Física escolar:
Os modelos de ensino do esporte centrados no aluno, Modelo de Educação Desportiva ‒ MED ‒ e o Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ‒ MEJPC ‒, são alternativas importantes para uma nova proposta de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. De acordo com os citados modelos, é correto afirmar que