Filtrar


Questões por página:
Notícias falsas, também conhecidas pelo termo em inglês Fake News, são o assunto do momento. Trata-se de um fenômeno de informações falsas ou distorcidas em grande escala, que atingem o mundo inteiro e são entendidas como verdades. (Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm>).

Sendo assim, é correto afirmar que:
Beatriz Carvalho, de 17 anos, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Quando resolveu as questões de exatas ela não consegue calcular troco ao fazer compras, não sabe olhar as horas em um relógio de ponteiro, não faz cálculos mentalmente e não tem noção da diferença entre 3 km ou 300 metros, por exemplo. Pessoas que possuem discalculia tem a oportunidade de prestaram o ENEM. (Disponível emg1.globo.com).

Sendo assim é incorreto afirmar que:
Atualmente, o Brasil conta com um novo documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Que documento é este?
Verifique o recorte da notícia a seguir e, de acordo com a referida notícia, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“Após falha no site do [...], aprovados 'perdem' vaga no dia seguinte: 'Já tinha comemorado nas redes', diz aluna. Resultados foram divulgados na terça-feira, (30), mas site do [...] saiu do ar. MEC alegou "falha técnica" e adiou a publicação. No dia seguinte, alunos que achavam que tinham passado, ficaram de fora da lista final.

Na manhã de terça-feira, (30), Khauany Freitas, de 18 anos, entrou no site do_________________________ e viu a mensagem com que tanto sonhava: "Parabéns, você foi selecionada na chamada regular".
[...]

Até que houve uma reviravolta: assim como outros candidatos, por um erro do Ministério da Educação, (MEC), Khauany "perdeu" a vaga no dia seguinte.

Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/02/01/apos-falha-no-sisuaprovados-perdem-vaga-no-dia-seguinte-ja-tinha-comemorado-nas-redes-diz-aluna.ghtml Publicada em: 01 fev.2024.
No início do ano de 2019 o Brasil foi tomado por uma onda de manifestações lideradas por estudantes e professores e contavam com o apoio de muitos representantes da sociedade em geral. A motivação para estes protestos foi: