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Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:
“A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos”. (p.17)
Ainda segundo esse documento a relevância do tema diz respeito:
O Enem ocupa, atualmente, um lugar central em relação a processos seletivos para entrar em universidades públicas e privadas. Em 2016, o tema da redação foi alvo de discussões, pois se tratou do mesmo tema que apareceu em um suposto vazamento da prova em 2015. O tema de 2016 se referiu a:
A ocupação de escolas em todo o país causou transtornos para mais de 200 mil estudantes que não puderam fazer as provas do Enem na data correta em 2016. O Exame Nacional do Ensino Médio foi remarcado para esses discentes com aplicação no início de dezembro do referido ano. O estado com o maior número de escolas ocupadas e que ajudou a contribuir para inviabilizar a aplicação do Enem na data inicialmente marcada foi:
A extensão do período de obrigatoriedade do ensino médio no Brasil está em discussão para promover a melhoria da educação no País. Os debates sobre o tema constituem uma boa oportunidade para que a sociedade civil e o Estado trabalhem juntos, em busca de melhoria para a educação pública. NÃO expressa um desdobramento dessa proposta:
O analfabetismo funcional tem sido um grande problema a ser enfrentado atualmente. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), analfabetismo funcional é: