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O grêmio estudantil de uma escola se reuniu para propor um evento voltado às discussões de gênero e à sua relação com desafios como o fracasso do aluno e a violência escolar. Caio propôs uma ação voltada à pauta das masculinidades, o que gerou controvérsias no grupo. Qual fala seguinte expressa uma posição coerente com o que defende Carvalho (2003), tendo em vista uma educação para o respeito à diversidade e ao convívio com as diferenças?
Analise as afirmativas a seguir:

I. Criar consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade são objetivos da orientação sexual dos alunos no espaço escolar.

II. Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, na qual a responsabilidade principal é do poder público. Esses três níveis de avaliação não são isolados e necessitam estar em regime de permanentes trocas, respeitados os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e política.

Marque a alternativa CORRETA:
“O processo de ‘fabricação’ dos sujeitos é continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptível. Antes de tentar percebê-lo pela leitura das leis ou dos decretos que instalam e regulam as instituições ou percebê-lo nos solenes discursos das autoridades (embora todas essas instâncias também façam sentido), nosso olhar deve se voltar especialmente para as práticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos. São, pois, as práticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizados que precisam se tornar alvos de atenção renovada, de questionamento e, em especial, de desconfiança.” LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes,2014.
O trecho acima discorre sobre a influência dos ambientes institucionais na construção das diferenças, o que inclui a escola. Assinale a opção correta segundo a perspectiva apresentada.
Na luta contra atitudes sexistas, é importante trazer para o interior da escola as reflexões e discussões sobre os papéis que a sociedade atribui a cada sexo, a fim de que professoras(es) e alunas(os) descubram as limitações a que estão sujeitas(os) caso se submetam aos estereótipos de gênero.
Conforme Pupo (2012), a linguagem oral, por exemplo, reflete essa discriminação sexista e reforça o modelo linguístico . Existem palavras para denominar o indivíduo do sexo masculino e outras para o sexo feminino, mas quando, por razões de economia, é preciso utilizar uma forma comum para se referir a indivíduos de ambos os sexos, a opção é sempre pelo termo no masculino (o homem, senhores pais, prezados alunos), dessa forma, a identidade sexolinguística feminina fica distorcida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Ao matricular-se no ensino médio de uma escola pública estadual, um aluno solicitou ao diretor da escola, através de requerimento, a utilização de seu nome social não só pelos colegas, funcionários e professores, como também nos atos e procedimentos escolares (lista de chamada, histórico escolar, entre outros). O diretor da escola, ao tomar conhecimento da solicitação e no uso de suas atribuições, deve se posicionar da seguinte forma: