Filtrar


Questões por página:

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento extensivos projetados para tratar esgoto.


Sobre esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As lagoas de polimento têm como principal objetivo a remoção de organismos patogênicos. Devido à menor profundidade e à elevada concentração de oxigênio dissolvido, são classificadas como um tratamento terciário.


( ) As lagoas facultativas tratam esgoto por meio de processos naturais, resultando em uma estabilização mais lenta da matéria orgânica e exigindo um período de detenção superior a 20 dias.


( ) As lagoas de alta taxa são projetadas para maximizar a produção de algas e possuem profundidade inferior a 0,80 metros, criando um ambiente favorável à remoção de nutrientes e patógenos.


Assinale a sequência correta.

Com relação aos padrões de lançamento de efluentes, analise as afirmativas a seguir.


I. O fator de toxicidade, definido na Resolução CONAMA 430/2011, é um número adimensional que expressa a maior diluição do efluente que não causa efeito deletério agudo aos organismos, num determinado período de exposição, nas condições de ensaio.


II. A zona de mistura, definida na Resolução CONAMA 430/2011 é a região do corpo receptor que se estende do ponto de lançamento do efluente, e delimitada pela superfície em que é atingido o equilíbrio de mistura entre os parâmetros físicos e químicos, bem como o equilíbrio biológico do efluente e os do corpo receptor, sendo a mesma para todos os parâmetros.


III. Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, a Resolução CONAMA 430/2011 define a concentração máxima de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 120 mg/L, sendo que esse limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Com relação ao tratamento e à disposição final do lodo gerado no tratamento de esgotos, analise as afirmativas a seguir.


I. A desinfecção ou higienização do lodo é uma operação necessária se seu destino for a reciclagem agrícola, já que os processos de digestão anaeróbia e aeróbia geralmente empregados não reduzem o nível de patógenos a patamares aceitáveis.


II. O lodo biológico aeróbio, proveniente de reatores UASB, é um lodo estabilizado que não requer uma etapa de digestão posterior, pois a predominância das condições de respiração endógena resulta em um lodo digerido.


III. As principais alternativas de disposição final do lodo são: descarga oceânica, incineração, aterro sanitário, disposição superficial no solo, recuperação de área degradada e reciclagem agrícola, sendo que as três primeiras são ambientalmente mais benéficas.


IV. A secagem térmica é um tipo de tratamento do lodo que provoca a evaporação da umidade existente no lodo e, consequentemente, alcança a inativação térmica dos microrganismos.


Estão corretas as afirmativas

A respeito dos sistemas de tratamento biológico de esgotos, assinale a alternativa incorreta.
Quanto ao tratamento terciário, normalmente, antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo. Qual é o nome do fenômeno que leva ao crescimento excessivo de algas e cianobactérias devido ao acúmulo destes nutrientes nos corpos receptores?