Filtrar


Questões por página:

Em relação a estimulação elétrica nervosa transcutânea, também conhecida como TENS, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo e marque a alternativa correta.



( ) O principal efeito fisiológico resultante da aplicação da TENS é a ativação de receptores opióides no sistema nervoso central e periférico.


( ) O desenvolvimento de tolerância analgésica aos medicamentos opióides resulta na ineficácia da utilização da TENS de baixa frequência.


( ) A cafeína pode interferir de maneira negativa na eficácia da TENS.


( ) É uma contra-indicação absoluta do TENS, utilizar na região anterior do tronco ou inferior do abdome.


( ) Eletrodos grandes promovem densidades de corrente mais altas enquanto eletrodos pequenos promovem densidades mais baixas.

Paciente jovem, chega ao consultório com queixa de dor difusa de intensidade alta em membro inferior direito. É selecionado um recurso eletro terapêutico que promova analgesia ao paciente. Indique qual o recurso mais indicado para o tratamento com eletroterapia neste caso:
Visualizar Questão Comentada
Na prática da eletroterapia para manejo da dor crônica, a escolha do tipo de corrente e a parametrização adequada são cruciais para o sucesso terapêutico. Aponte qual opção apresenta uma aplicação CORRETA desses princípios.
Visualizar Questão Comentada
É a modalidade de eletroterapia mais indicada para o tratamento de dor crônica em idosos, e qual a metodologia CORRETA para sua aplicação?
Visualizar Questão Comentada
"Desde o uso do peixe-torpedo em Roma há 2.000 anos atrás, a estimulação elétrica tem sido utilizada para fins terapêuticos que vão da analgesia à ressuscitação cardiovascular. Mas foi apenas em 1855, após a descoberta da corrente alternada por Faraday, que o médico francês Guillaume Duchenne, considerado o pai da eletroterapia, tornou-se o pioneiro em demonstrar com sucesso o uso da estimulação transcutânea do nervo frênico para a obtenção da contração diaframática e consequente respiração em doentes vivos." (Fonte: 0377311/ ww.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103731/ 102207) Com relação a eletroterapia analise as alternativas abaixo:
I. A eletroterapia não é indicada para controle da dor crônica. II.Na estimulação elétrica neural transcutânea (TENS), os impulsos elétricos variam em intensidade e frequência ao estimular o nervo no percurso da medula espinhal, bloqueando a transmissão da dor e sendo utilizada para o alívio da dor musculoesquelética, como a dor lombar. III. A corrente interferencial é uma corrente de média frequência que produz baixa impedância para a pele, permitindo uma penetração mais profunda no tecido, sendo assim considerada eficaz para reduzir imediatamente a dor. IV. O fluxo de corrente passando direto no útero de mulheres grávidas é contraindicado.
Quais afirmativas estão corretas: