Filtrar


Questões por página:
A dor de origem pulpar ou perirradicular corresponde à cerca de 90% dos casos de urgência nos consultórios odontológicos. A ocorrência de dor na pulpite irreversível sintomática é exceção e não a regra. Em alguns casos de pulpite irreversível, pode haver dor à percussão. Nos casos de pulpite irreversível, o tratamento de escolha é
Paciente de 52 anos, sexo masculino, saudável, apresenta, durante procedimento odontológico, desfalecimento sem perda de consciência, com integral conservação das funções respiratórias e cardíacas, caracterizado por palidez, suor frio, vertigens e sensação de desmaio. Uma hipótese de diagnóstico e respectiva conduta para essa emergência médica são:
Paciente N.F.S.25 anos, sexo masculino, apresenta-se para tratamento no consultório particular. Após anamnese, exame clínico e radiográfico, verificou-se que o elemento dental 23 não respondeu aos testes de sensibilidade térmico e elétrico e apresentou resposta negativa aos testes de palpação e de percussão. Na radiografia periapical do dente, observou-se extensa área radiolúcida perirradicular.

Considerando o caso clínico descrito, avalie as afirmativas que seguem e, depois, responda conforme se pede:

I. O paramonoclorofenol canforado é indicado entre as sessões como medicação intracanal. II. A medicação intracanal de escolha após a limpeza e formatação do SCR neste caso é a pasta de hidróxido de cálcio, pois possui um pH alcalino, o que torna inviável a sobrevivência dos microrganismos no interior do canal radicular. III. O medicamento paramonoclorofenol canforado é um composto fenólico que tem uma ação antibacteriana ideal. IV. A atividade antimicrobiana do hidróxido de cálcio está relacionada à liberação de íons hidroxila (OH), oriundos de sua dissociação em ambiente aquoso.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

(Concurso Milagres/2018) Duas das situações de emergências mais comuns nos consultórios odontológicos são a lipotímia e a síncope, e algumas medidas podem ser tomadas:

I. Interromper o atendimento, removendo todo o material da boca do paciente

II. Elevar a cabeça do paciente para trás, proporcionando a passagem de ar,

III. Levar o paciente à posição supina, com os pés levemente elevados em relação à cabeça

IV. Dispensar o paciente com acompanhante, após a sua recuperação

Estão corretas apenas:

O diabetes mellitus é doença complexa e crônica que se caracteriza pela hiperglicemia. Trata-se de moléstia incurável, em que a necessidade de adesão contínua ao tratamento, ao longo de toda a vida, representa problema sério para muitos pacientes. Dentre as complicações da doença de interesse odontológico, verifica-se, EXCETO: