Questões de Concurso
Filtrar
203 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 41
Questões por página:
Questões por página:
Homem de 58 anos, com transtorno por uso de álcool há 30 anos,
e diagnóstico de cirrose hepática (Child-Pugh C), é admitido na
emergência 24 horas após a última ingesta de bebida alcoólica.
Ao exame físico, FC: 116 bpm, PA: 150 x 90 mmHg, tremores de
extremidades, sudorese profusa.
Ao exame psíquico, apresenta-se vigil, orientado auto e alopsiquicamente, com intensa agitação psicomotora. Atitude pouco colaborativa, humor disfórico e afeto congruente com humor. Pensamento com curso acelerado, sem alterações da forma ou conteúdo. Não há sinais de atividade alucinatória. Tenacidade reduzida associada à hipervigilância.
Considerando o quadro clínico na admissão do paciente e sua disfunção hepática, a alternativa farmacológica mais adequada para controle da agitação psicomotora e prevenção de convulsões é
Ao exame psíquico, apresenta-se vigil, orientado auto e alopsiquicamente, com intensa agitação psicomotora. Atitude pouco colaborativa, humor disfórico e afeto congruente com humor. Pensamento com curso acelerado, sem alterações da forma ou conteúdo. Não há sinais de atividade alucinatória. Tenacidade reduzida associada à hipervigilância.
Considerando o quadro clínico na admissão do paciente e sua disfunção hepática, a alternativa farmacológica mais adequada para controle da agitação psicomotora e prevenção de convulsões é
L.C.F, sexo masculino, 37 anos, em uso de haloperidol há cinco
dias devido à quadro psicótico agudo, é levado à emergência com
alteração do nível de consciência, febre (39,4ºC), hipertonia
muscular generalizada, FC: 120 bpm, PA: 140 x 90 mmHg e
diaforese. Exames laboratoriais revelam CPK aumentada e
leucocitose.
O diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais adequada são, respectivamente,
O diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais adequada são, respectivamente,
Paciente do sexo masculino, 45 anos, dá entrada no prontosocorro psiquiátrico com rebaixamento do nível de consciência,
mutismo, rigidez muscular intensa e tremor grosseiro.
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Paciente de 48 anos, em internação involuntária por transtorno
bipolar com episódio maníaco grave, recusa-se terminantemente
a tomar a medicação prescrita. Apresenta agitação, agressividade
e risco de autoagressão.
Considerando o Código de Ética Médica e a Lei nº 10.216/2001, a conduta mais adequada é
Considerando o Código de Ética Médica e a Lei nº 10.216/2001, a conduta mais adequada é
Paciente de 45 anos, em uso de imipramina 75 mg/dia para dor
neuropática, duplicou a dose e consumiu bebida alcoólica. Horas
depois, foi encontrado confuso, com midríase, taquicardia,
hipertermia e pele seca.
O diagnóstico mais provável é
O diagnóstico mais provável é