Filtrar


Questões por página:
Mulher de 33 anos, no 5º dia pós-parto, é trazida à emergência psiquiátrica pela família. Apresenta quadro de agitação intensa, discurso incompreensível, insônia total, delírios de que o bebê "não é humano" e ideação de que deve "proteger o mundo do bebê". Não há histórico psiquiátrico conhecido.
Diante desse quadro, a conduta inicial mais adequada é
Homem, 63 anos, em acompanhamento psiquiátrico regular há 25 anos devido à transtorno bipolar tipo I, em uso contínuo de carbonato de lítio, com níveis séricos previamente estáveis na faixa terapêutica. Há 5 dias, iniciou uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) para lombalgia. Há 3 dias, passou a apresentar náuseas, vômitos e redução da ingesta hídrica. Nos últimos dois dias, a família notou febre não aferida e piora do estado geral. É trazido ao pronto-atendimento por familiares, que acreditam que ele esteja “tendo um derrame”, pois “acordou sem falar coisa com coisa” e “falando embolado; parece que está bêbado, mas ele nem bebe”.
Ao exame de admissão, encontra-se desorientado em tempo e espaço, Escala de Coma de Glasgow 13, disartria, tremor grosseiro de extremidades, hiporreflexia generalizada e mioclonias em membros superiores; força muscular preservada e simétrica, sem sinais de assimetria facial ou de déficit motor focal. Exames laboratoriais revelam creatinina acima do basal do paciente e lítio sérico de 4,2 mEq/L (faixa terapêutica de referência: 0,6–1,2 mEq/L).
Diante do quadro descrito, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada.
J.R.S., 44 anos, professor, com diagnóstico de transtorno depressivo maior, comparece à consulta de retorno com seu psiquiatra relatando piora do humor nas últimas duas semanas, sentimento de desesperança e pensamentos recorrentes de que “a vida não vale a pena”. Sente-se “um peso para família”.
Ao ser questionado ativamente, o paciente revela ter pensado em formas de tirar a própria vida, já pesquisou sobre um método específico, e chegou a comprar parte do material necessário para execução do plano, embora afirme não ter ainda uma data definida. Nega tentativas de suicídio prévias. Diz que o que ainda o “segura” é o amor que tem pelos filhos e o mau exemplo que daria a seus alunos. Ao final da consulta, ele concorda em entregar o material adquirido aos familiares.
A conduta mais adequada é 
Homem de 58 anos, com transtorno por uso de álcool há 30 anos, e diagnóstico de cirrose hepática (Child-Pugh C), é admitido na emergência 24 horas após a última ingesta de bebida alcoólica. Ao exame físico, FC: 116 bpm, PA: 150 x 90 mmHg, tremores de extremidades, sudorese profusa.
Ao exame psíquico, apresenta-se vigil, orientado auto e alopsiquicamente, com intensa agitação psicomotora. Atitude pouco colaborativa, humor disfórico e afeto congruente com humor. Pensamento com curso acelerado, sem alterações da forma ou conteúdo. Não há sinais de atividade alucinatória. Tenacidade reduzida associada à hipervigilância.
Considerando o quadro clínico na admissão do paciente e sua disfunção hepática, a alternativa farmacológica mais adequada para controle da agitação psicomotora e prevenção de convulsões é 
L.C.F, sexo masculino, 37 anos, em uso de haloperidol há cinco dias devido à quadro psicótico agudo, é levado à emergência com alteração do nível de consciência, febre (39,4 ºC), hipertonia muscular generalizada, FC: 120 bpm, PA: 140 x 90 mmHg e diaforese. Exames laboratoriais revelam CPK aumentada e leucocitose.
O diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais adequada são, respectivamente,