Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino, 45 anos, dá entrada no prontosocorro psiquiátrico com rebaixamento do nível de consciência, mutismo, rigidez muscular intensa e tremor grosseiro.
Ao exame, apresenta temperatura axilar de 39,4°C, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 28 irpm e pressão arterial de 165 × 95 mmHg. Relata-se que, há 10 dias, iniciou uso de haloperidol 10 mg/dia para controle de episódio psicótico agudo. A mãe informa que o paciente também faz uso ocasional de cannabis. Exames laboratoriais mostram CPK elevada (12.000 U/L).
Diante do quadro clínico agudo, a principal hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada são:
Paciente em uso crônico de lítio chega ao pronto-socorro com quadro de diarreia, vômitos, tremor grosseiro, confusão mental e ataxia. Nível sérico de lítio: 2,8 mEq/L. Creatinina: 2,0 mg/dL.
A conduta imediata é
Paciente de 48 anos, em internação involuntária por transtorno bipolar com episódio maníaco grave, recusa-se terminantemente a tomar a medicação prescrita. Apresenta agitação, agressividade e risco de autoagressão.
Considerando o Código de Ética Médica e a Lei nº 10.216/2001, a conduta mais adequada é 
Homem de 44 anos com transtorno bipolar tipo I é trazido à emergência em franco episódio maníaco, com agitação psicomotora extrema, verborragia incompressível, hostilidade e risco de agressividade. Está em uso irregular da medicação.
A intervenção farmacológica de primeira linha para controle imediato da agitação grave é 
Mulher de 33 anos, no 5º dia pós-parto, é trazida à emergência psiquiátrica pela família. Apresenta quadro de agitação intensa, discurso incompreensível, insônia total, delírios de que o bebê "não é humano" e ideação de que deve "proteger o mundo do bebê". Não há histórico psiquiátrico conhecido.
Diante desse quadro, a conduta inicial mais adequada é