Questões de Concurso
Filtrar
203 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 41
Questões por página:
Um paciente de 37 anos é encontrado inconsciente no chão de sua casa, pela sua mãe, às 11h da manhã. A última vez que tiveram contato foi por ligação telefônica às 16h do dia anterior. Ao seu lado, sua mãe encontrou cartelas vazias de clonazepam 2 mg. Ela estimou que o filho tenha ingerido entre 15 a 25 comprimidos. O paciente foi levado à unidade de saúde, onde acordou após a aplicação de flumazenil. Ao acordar, confirmou tentativa de autoextermínio e notou que o seu pé esquerdo estava caído e formigando. O exame físico confirmou dificuldade em realizar a dorsiflexão do pé e parestesia em dorso do pé, com o restante do exame sem outra alteração.
A provável causa dessa alteração é:
Um paciente jovem de 20 anos deu entrada no serviço de emergência psiquiátrica com o seguinte quadro: síndrome de psicose aguda (delírios e alucinações), hipertensão, hipertermia, taquicardia, midríase e diaforese. Seu pai relatou que o filho tinha uma alteração genética que causava a diminuição sérica da colinesterase e que usava álcool.
A provável etiologia é:
Um paciente dá entrada na emergência com quadro de redução do nível de consciência, mutismo, rigidez muscular generalizada (em "cano de chumbo") e tremor. Sinais vitais: temperatura axilar de 39,1 oC, FC de 112 bpm, FR de 26 irpm e PA de 172 x 100 mmHg. Há 1 semana iniciou haloperidol devido a surto psicótico. Faz uso ocasional de Cannabis.
A principal hipótese diagnóstica desse caso é:
O diagnóstico mais provável é:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as medidas a serem tomadas diante das diversas condições de emergências psiquiátricas.