Filtrar


Questões por página:
O Estado, como organização política ou instituição social foi objeto de análise dos três autores clássicos da sociologia (Durkheim, Weber e Marx). Para o sociólogo alemão Max Weber, o Estado se constitui como:
Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:
A escola e a educação ocuparam um lugar central no pensamento sociológico desde o final do século XIX. A esse respeito, relacione os sociólogos as respectivas perspectivas sobre educação.

1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu

( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta
Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim afirmou que a sociologia tem como objeto de investigação os modos de fazer, mais ou menos convencionados, capazes de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, ou os modos de fazer que são gerais em uma dada sociedade. E, por modos de fazer, ele entendia modos de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.

A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.