Filtrar


Questões por página:
Um paciente negro de 52 anos tem diagnóstico de diabetes mellitus confirmado há 1 ano, o que vem sendo satisfatoriamente controlado com metformina, sendo a última determinação de hemoglobina glicosilada de 6,5%. No entanto, o paciente vem apresentando níveis pressóricos compatíveis com hipertensão arterial estádio 1 (leve). Seus exames laboratoriais adicionais estão todos na faixa de normalidade. O tratamento menos adequado seria:
Com relação à abordagem terapêutica do hipotireoidismo primário, é correto afirmar
No hiperparatireoidismo primário, além da hipercalcemia e da elevação sérica do hormônio da paratireoide (PTH), há outras alterações bioquímicas associadas ao quadro, embora menos frequentemente observadas e de menor valor diagnóstico. Entre essas se incluem:
A dislipidemia, associada ao diabetes mellitus,

É, dentre os medicamentos usados no tratamento do diabetes tipo 2, aquele que provoca retenção de fluidos, de modo mais proeminente se associado à insulinoterapia. Edema periférico ocorre em 4 a 6% dos pacientes (comparado a 1 a 2% do grupo tratado com placebo), além de poder ocorrer agravamento de insuficiência cardíaca congestiva. Também aumenta o risco de fraturas ósseas.

Trata-se de