Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 45 anos, sem queixas clínicas, realiza um ultrassom de rotina que revela um nódulo tireoidiano de 0,8 cm, sólido e, na pontuação da radiologia, veio um TIRADS 3. O TSH está dentro dos limites normais.
Qual a conduta mais apropriada?
O exame de sangue denominado hemoglobina glicada/glicosilada (HbA1c) é o principal fator para avaliação geral e controle de taxa glicêmica, podendo ser um exame solicitado para diagnóstico da diabetes mellitus. O valor numérico estabelecido para pacientes saudáveis varia entre
Paciente jovem do sexo feminino procura o médico com sintomas de irritabilidade, palpitações e cansaço fácil. Ao exame a paciente apresenta-se taquicárdica, com pele quente e úmida, retração de pálpebras e aumento doloroso da região cervical anterior. Os exames laboratoriais que trouxe mostraram TSH = 0,01 UI/mL e T4L = 4,2 ng/dL. O eletrocardiograma demonstra apenas taquicardia sinusal. Sobre este quadro em tela podemos afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
O hipotireoidismo é uma condição que pode ter várias causas, incluindo doenças autoimunes. Considerado os mecanismos fisiopatológicos associados a essa condição, trata-se de um dos principais fatores contribuintes para o desenvolvimento do hipotireoidismo autoimune:
Visualizar Questão Comentada

Sobre a condução dos pacientes portadores de doenças tireoidianas, analise as afirmativas a seguir.


I. A dosagem sérica do T3 reverso não é solicitada para avaliação de função tireoideana por se tratar de um hormônio inativo.


II. Não devem ser solicitadas dosagens séricas de T3 livre e/ou total em pacientes sem suspeita clínica ou diagnóstico de hipertireoidismo ou tireotoxicose.


III. A ultrassonografia de tireoide não deve ser solicitada para detecção de nódulos em pacientes sem alterações identificadas ao exame clínico.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada